Connect with us

Cultura

ADRIANA CALCANHOTTO: UMA VOZ POÉTICA

Published

on

O anfiteatro nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto esgotou para receber a cantora e compositora Adriana Calcanhotto. Em residência artística em Coimbra desde fevereiro, onde é professora convidada da Universidade, Adriana veio ao Porto para falar sobre a sua ligação à poesia portuguesa e sobre o modo como essa ligação se reflete na sua música.

Artistas, os pais de Adriana cultivaram na filha o gosto pela música, que desde criança teve uma privilegiada formação musical e que se refletiu na carreira solidificada e de sucesso que conquistou. O momento em que ouviu Maria Bethânia a declamar Fernando Pessoa, numa rádio popular brasileira, foi, para Adriana, “uma iluminação”. A artista  sublinhou a importância da rádio brasileira na divulgação de textos poéticos e confessou ainda que o poema “Traduzir-se”, de Ferreira Gullar, teve um grande impacto na sua vida.

O convite, de uma editora, para preparar um sarau cultural, servindo-se da obra de Mário de Sá Carneiro, aquando da sua publicação no Brasil, assinalou o início do seu contacto com a obra do poeta português. O fascínio pelas composições poéticas do contemporâneo de Fernando Pessoa levou-a a aprofundar o seu mergulho na vida e obra do escritor modernista.

Já no século XXI, os concertos trouxeram-na a Portugal e Adriana surpreendeu-se com o orgulho com que lhe ofereciam antologias poéticas portuguesas. A cultura portuguesa gradualmente se entranhou na cantautora brasileira, que depressa reconheceu o fado como um veículo para a declamação poética através da música.

A influência da poesia na sua vida artística é inegável, tendo já musicado inúmeros poemas, nomeadamente de Mário de Sá Carneiro. Foi precisamente com a interpretação de alguns desses poemas que Adriana Calcanhotto encerrou o seminário “Uma incerta melodia”. “7” – que Adriana denominou, na sua versão musical, de “O outro” – e “Vislumbre” foram dois dos poemas interpretados, cuja ovação de pé no final não deixou margem para dúvida da satisfação do público e do deleite que a voz há muito conhecida de Adriana proporciona.