Cultura
PSR: Um Festival de Música Solidário na Oliva Creative Factory
No passado dia 27 de abril de 2024 deu-se o festival Party Sleep Repeat (PSR), na Oliva Creative Factory, em São João da Madeira. Grandes nomes da música portuguesa como Pluto, Expresso Transatlântico e Conferência Inferno fizeram esta que é já a 9ª edição do festival.
O PSR nasceu em 2013 como um festival de música solidário, criado por amigos e familiares de Luís Lima, um jovem sanjoanense apaixonado por música e comprometido com causas sociais, que faleceu de cancro. Desde esta primeira edição, é um evento que se destaca pela sua vertente solidária, angariando fundos que revertem para a Liga Portuguesa Contra o Cancro e para famílias economicamente vulneráveis. Contando com o apoio de parceiros locais e com uma adesão crescente, o PSR tornou-se uma celebração à vida e à amizade, crescendo a cada ano e tornando-se uma referência cultural na região.
A Oliva Creative Factory, na “cidade do trabalho”, é o palco deste evento cultural. O que hoje é um espaço essencialmente empresarial, mas que também se destaca pela sua atividade cultural e de lazer, remonta à história industrial portuguesa, por se tratar da antiga fábrica de máquinas de costura “Oliva”. Com vários palcos espalhados pelo recinto histórico, desde a Sala dos Fornos ao terraço, o PSR cria dinamismo e proporciona uma experiência diversificada aos seus visitantes.
A primeira artista a marcar esta edição foi Meta_ , que atuou rodeada de fotografias do 25 de abril de 1974, criando um espaço intimista. Naquilo que foi um “one woman’s show”, Mariana Bragada apresentou a todos os presentes a sua sonoridade particular, uma mistura de mantras com eletrónica, bem como alguns elementos da música tradicional portuguesa. Com o seu adufe em riste,a artista aproveitou o cenário revolucionário para cantar “Mujer”, original sobre direitos das mulheres, e a música de intervenção “Acordai” de Fernando Lopes Graça.
O duo Velho Homem, formado por Afonso Dorido e Francisco Silva, trouxe uma atmosfera de serenidade com seu soft rock instrumental. O álbum de estreia, “Espuma dos Dias”, incentiva a “escuta significativa” dos sons ordinários do cotidiano, ideal para apreciar uma cerveja fresca no terraço da torre Oliva.
Minus & MrDolly, projeto do rapper e produtor Hugo Oliveira de Vila Nova de Gaia, surpreenderam com a sua fusão contemporânea de jazz, hip-hop e música eletrónica, culminando numa música de Zeca Afonso, em colaboração especial com Meta_ .
Já no Palco Alameda, os Conferência Inferno, trio do Porto, exploraram o som do rock elétrico em Portugal, oferecendo um espetáculo repleto de ironia, sintetizadores e ritmos bem marcados.
A banda belga Echoes of Zoo agitou a multidão com a sua combinação única de psych jazz, melodias do Médio Oriente e ritmos da África Ocidental. Ninguém ficou indiferente ao álbum mais recente do grupo, “Speech of Species”, que explora paralelismos entre a comunicação animal e a música.
Hetta, um quarteto do Montijo, levou o público a uma viagem frenética pelo mathcore, screamo e noise, mostrando uma variedade de influências e uma energia explosiva e interminável.
Foi na Sala dos Fornos que os Expresso Transatlântico apresentaram ao vivo o seu primeiro álbum “Ressaca Bailada“, estabelecendo uma ligação envolvente com o público. A banda lisboeta arrebatou os festivaleiros com os seus visuais marcantes, a sua variedade instrumental e a sua fusão de sonoridades globais com tradições portuguesas, destacando a guitarra portuguesa como “voz” principal, que mergulhou juntamente com Gaspar Varela nos braços do público.
Os Pluto dispensam apresentações em São João da Madeira, sendo esta a cidade natal de Manel Cruz, guitarrista e vocalista da banda. Retornados aos palcos há apenas 2 anos, depois de largos anos sem tocarem em conjunto, contagiaram todos os presentes com a sua energia única e uma musicalidade que reflete as raízes do rock português.
Para além da interminável música, na Oliva Creative Factory, os visitantes do PSR puderam desfrutar de uma variedade de opções alimentares, espaços de descanso e ainda entrada livre para as exposições cativantes do Centro de Arte da Oliva.
Com uma programação diversificada, um ambiente acolhedor e uma causa nobre, o Party Sleep Repeat continua a afirmar-se como um dos eventos culturais mais importantes da região. Permitindo que os espectadores tenham a oportunidade de desfrutar de uma ampla gama de estilos musicais, une pessoas de todas as idades e origens em virtude de uma paixão comum: a música.