Connect with us

Educação

Personalidades da UP homenageadas na cerimónia das Medalhas Municipais

Published

on

Imagem: Pixabay

A Câmara Municipal do Porto homenageou 46 personalidades e instituições com as Medalhas Municipais, com destaque para membros da academia e da cultura. Entre os premiados, a Universidade do Porto teve uma presença notória, com um total de 22 professores e antigos alunos a receberem a Medalha de Mérito – Grau Ouro e a Medalha de Honra da Cidade. 

 

Desde a tomada de posse de Rui Moreira como Presidente da Câmara Municipal do Porto, em 2014, que se tem vindo a realizar anualmente a cerimónia de entrega de Medalhas Municipais. Na Casa do Roseiral, a 9 de julho, foram distinguidas várias personalidades e instituições com o intuito de agradecer o seu contributo e o marco que deixaram na sociedade.

De acordo com o Artigo 1º do Regulamento de medalhas municipais, as figuras “que se notabilizaram pelos seus méritos ou efeitos cívicos” recebem a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro. Este ano, os premiados foram a Vice-Reitora para a Cultura e Museus, Fátima Vieira, e os Professores Eméritos Fátima Marinho, da Faculdade de Letras (FLUP), Fernando Noronha, da Faculdade de Ciências (FCUP), Pedro Guedes de Oliveira e Manuel Matos Fernandes, da Faculdade de Engenharia (FEUP). Além dos nomes referidos surgem outros professores da UP que também foram condecorados com a mesma medalha, tais como o sociólogo Eduardo Vítor Rodrigues, Professor Auxiliar da FLUP e Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia; o médico Eurico Castro Alves, Professor Catedrático convidado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar ICBAS); os arquitetos Nuno Valentim e Teresa Calix, ambos da Faculdade de Arquitetura (FAUP); o arquiteto paisagista Paulo Farinha Marques, Professor Associado da FCUP e o economista Pedro Nuno Teixeira, Professor Catedrático da Faculdade de Economia (FEP) e ex-secretário de Estado do Ensino Superior.

A par destes também foram medalhados antigos estudantes e professores da UP que reforçaram a importância da cultura e da academia na cidade. Desta forma, o destaque recaiu para Ana Pinho, presidente da Fundação de Serralves e antiga estudante da FEP, que recebeu a Medalha de Honra da Cidade, sendo este o maior título honorífico atribuído pela Câmara Municipal. O JUP terá oportunidade de conversar com Ana Pinho no próximo mês, e publicará o seu testemunho.

Relativamente à Medalha Municipal de Mérito, as antigas personalidades da universidade homenageadas foram o economista Alberto Castro, alumnus e antigo professor da FEP; o médico Alfredo Loureiro, alumnus e antigo professor da Faculdade de Medicina (FMUP); Álvaro Nascimento, alumnus da FEP e atual reitor da Universidade Fernando Pessoa; a arquiteta Ana Aragão, alumna da FAUP; o escritor Carlos Tê, alumnus da FLUP; o político Honório Novo, alumnus da FEP; o artista plástico Sobral Centeno, alumnus da Faculdade de Belas Artes (FBAUP); e a arquiteta paisagista Teresa Andresen, alumna da FCUP e fundadora do curso de Arquitetura Paisagista da mesma faculdade.

A título póstumo, o município galardoou a médica e investigadora pioneira em neurogenética Paula Coutinho, antiga estudante da FMUP e professora do ICBAS, e a pintora Armanda Passos, ex-aluna da antiga Escola Superior Belas Artes (ESBAP), instituição precursora da FBAUP.

Ademais, a Medalha de Bons Serviços, que galardoa os trabalhadores municipais “que no cumprimento dos seus deveres, se tenham revelado e distinguido exemplarmente, pelo zelo, competência, decisão e espírito de iniciativa”, foi atribuída a um antigo estudante da FEUP e diretor  do Desenvolvimento Urbano, José Duarte.

Por fim, no que concerne a instituições, o Município do Porto homenageou a Associação Recreativa e Cultural Conjunto Dramático 26 de Janeiro, o Centro de Atletismo do Porto, o Futebol Clube da Foz e o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte.

Com esta cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal do Porto frisou que “sabemos ser gratos a quem nos quer ou faz bem” pois “há entre nós o dever ético de agradecimento e um vincado sentimento de gratidão” a “quem dignificou a cidade com a sua qualidade humana, dimensão intelectual, atividade cívica e competência profissional”, salientando a importância de cada personalidade.

Para mais informações consulte aqui.

 

Artigo por: Mariana Dias

Editado por: Ana Pinto e Joana Monteiro