Connect with us

Sociedade

PORTO: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EDULOG 2017

Published

on

Durante dois dias um grupo de especialistas e académicos vão debater, refletir e determinar as recomendações para que de alguma forma as regiões Sul da Europa consigam alcançar os níveis de produtividade e rendimento da restante União Europeia.

O evento vai ser realizado pela EDULOG, think tank da Fundação Belmiro de Azevedo em conjunto com a Universidade do Porto (UP), a Regional Science Association Internacional (RSAI), a Comissão De Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e a Associação Portuguesa de Geógrafos.

O destaque dado ao desenvolvimento socioeconómico das regiões Sul da Europa deve-se aos fatores como o nível de capital humano, das instituições, acessibilidade, investimento privado e implementação deficiente de políticas e projetos de desenvolvimento regional.

A Conferência Internacional EDULOG 2017  vai contar com a presença de oradores como André Rodriguez-Pose, da London School of Economics, John Edwards, da Joint Research Centre, Ugo Fratesi do Politécnico de Milão e Joaquim Oliveira Martins, da Divisão de Política e Desenvolvimento Regional da OCDE, que se vão centrar na avaliação do sucesso das políticas aplicadas em quatro países do sul da Europa – Grécia, Itália, Espanha e Portugal.

O ensino superior, a inovação e desenvolvimento regional, bem como a apresentação de projetos em curso no âmbito das Smart Specialisation Strategies são alguns dos pontos centrais a ser apresentados.

Pode ainda ser destacado o “Debate Nacional” que pretende fazer uma “análise aprofundada do contexto socioeconómico Português, cenários prospetivos e o papel do capital humano e da educação”. Este debate vai contar com a presença do economista Daniel Bessa, Elisa Ferreira do Banco de Portugal, José Varejão da Universidade do Porto, Ester Silva da CCDRN, e, como moderador, Pedro Teixeira da Universidade do Porto.

As inscrições podem ser feitas através do site do evento.

Foto: EDULOG

Foto: EDULOG