Cultura
BABELL – o novo festival literário do Porto
A Fundação Livraria Lello apresentou em dezembro o BABELL, o mais novo evento literário e cultural da cidade do Porto. Com dimensões internacionais, promete levar a literatura ao espaço público portuense assumindo-se como um projeto não apenas focado no entretenimento, mas numa sólida responsabilidade cultural. O festival, que decorre entre os dias 24 e 30 de junho de 2026, tem o apoio da Câmara Municipal do Porto e foi concebido para valorizar o território por meio do investimento continuado na cultura.
A apresentação do festival se deu na Livraria Lello e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Porto, Pedro Duarte, do vereador da Cultura, Jorge Sobrado, e do comissário do evento, Rui Couceiro. O momento serviu para dar a conhecer a ambição de um projeto que pretende fazer do Porto um verdadeiro palco literário, com iniciativas distribuídas por ruas, praças e equipamentos culturais da cidade.
Créditos: Livraria Lello
Idealizado como um evento a decorrer em espaço público, o BABELL oferece uma programação abrangente e heterogénea, reunindo alguns dos nomes mais relevantes da literatura e do pensamento contemporâneo. Entre as presenças internacionais já confirmadas estão Olga Tokarczuk (Prémio Nobel da Literatura em 2018), Salman Rushdie, Margaret Atwood e Byung-Chul Han.
Créditos: Olga@Facundo Arrizabalaga-EPA .Salman_Rushdie@Bloomberg-Bloomberg via Getty Images .Margaret_Atwood@Piaras Ó Mídheach-Collision .Byung-Chul_Han@ActuaLitté-Prix Bristol des Lumières 2015
Ainda que assuma esta forte componente internacional, o festival afirma-se a partir de um vínculo sólido e enraizado à cidade. O programa mescla estes autores de reconhecimento mundial com escritores e artistas portuenses e portugueses, com o objetivo de reforçar a ideia de que o Porto não é apenas o cenário, mas parte integrante e ativa na identidade do evento. Dentre as dinâmicas propostas, há conversas com autores, exposições, performances, concertos e colóquios, que integram uma extensa programação que visa expandir o contacto através da palavra aos diferentes públicos.
Um dos elementos mais específicos do BABELL é o seu modelo de acesso distinto. Com um método pioneiro e singular, a participação nas iniciativas estará associada à compra de um livro em qualquer livraria ou alfarrabista da cidade. Desta maneira, para além de incentivar a leitura, o evento tenciona envolver a comunidade local e reforçar a rede independente de livrarias, tendo assim o livro como centro da experiência cultural, e com a movimentação do público nas livrarias. A organização pretende, inclusive, que esta iniciativa seja replicada em outros eventos.
O BABELL surge então como um convite para que o Porto se transforme num palco vivo e dinâmico da literatura, numa experiência cultural única. Onde cada rua, praça, livraria ou alfarrabista tem um papel fundamental na composição deste evento. Além disso, o livro tem um protagonismo propositado, sendo um elo inspirador entre autores, leitores e a cidade do Porto. Mais do que um festival, é um incentivo a descobrir histórias, ideias e encontros de forma criativa e compartilhada.
Para explorar toda a programação, conhecer os autores participantes e acompanhar as novidades do evento, basta visitar o site oficial da Fundação Livraria Lello e da Câmara Municipal do Porto.
