Cultura

BiblioLED – acesso gratuito e legal aos livros digitais

Published

on

Apesar de a BiblioLED já ter completado um ano no último mês de janeiro, há quem ainda não a conheça, ou pelo menos não se tenha beneficiado das suas vantagens. A BiblioLED é uma biblioteca pública digital que permite a leitura e o empréstimo gratuito de livros digitais e audiolivros, através das bibliotecas municipais que integram a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas. Ou seja, é possível aceder a este acervo gratuitamente e de forma legal, por meio de diversos dispositivos eletrónicos.

O objetivo do projeto é incentivar os hábitos de leitura, valorizar os serviços das bibliotecas municipais e promover competências de literacia digital, além de tornar mais simples o acesso a livros digitais e audiolivros, atuando como um complemento à oferta presencial das 445 bibliotecas que integram a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

O serviço está disponível para os leitores inscritos nas bibliotecas aderentes e pode ser utilizado em qualquer lugar e a qualquer momento. A incrição nas biblotecas é gratuita e é necessário ter um endereço de e-mail ativo. O acesso à BiblioLED também é gratuito e pode ser feito através de um smartphone ou tablet, por meio da aplicação móvel, no computador através de leitor online, ou ainda em leitores de livros digitais compatíveis (Kobo, Kindle, etc.). Depois de efetuado o empréstimo, os conteúdos podem ser lidos ou ouvidos mesmo sem ligação à Internet.

Créditos: Uninter

 

Cada utilizador poderá requisitar até dois livros digitais e um audiolivro em simultâneo, por um período de 21 dias. Caso o título pretendido não esteja disponível, é possível efetuar reservas, sendo o leitor notificado assim que o conteúdo estiver acessível. As devoluções são automáticas no final do prazo ou podem ser feitas antecipadamente.

Quanto ao seu catálogo, a BiblioLED possui uma coleção nacional comum a todas as bibliotecas participantes, complementada por 25 coleções regionais, geridas pelas redes intermunicipais e metropolitanas de bibliotecas. Estas coleções regionais são acessíveis apenas aos utilizadores inscritos nas respetivas redes, o que permite uma oferta ajustada aos interesses locais. A seleção inclui títulos de ficção e não ficção, em sua maior parte, em língua portuguesa, mas há livros em idiomas como o inglês, o espanhol e o francês, destinados aos diferentes públicos, estendendo-se às  crianças, aos jovens e aos adultos.

Com a sua interface simples e acessível, a BiblioLED mostra como a tecnologia pode aproximar os leitores da literatura, democratizando o acesso a livros e audiolivros de forma gratuita e legal. Em parceria ao trabalho das bibliotecas físicas, o serviço não só fomenta os hábitos de leitura como também fortalece a literacia digital, tornando-se uma ferramenta valiosa para todas as idades. Para quem ainda não explorou esta plataforma, este é o momento ideal para descobrir uma nova forma de ler e ouvir histórias, sem sair de casa.

Guia de Iniciação: https://ajuda.biblioled.gov.pt/pt/doc/ST2445/1/guias-de-iniciacao

Para mais informações, aceda ao site da BiblioLED.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version