Artigo de Opinião
O encanto escondido na criação de conteúdo
Criar algo é como entrar num mundo onde não há regras. As coisas podem ser tudo aquilo que quisermos, podem transformar-se no que a nossa imaginação decidir. Não há barreiras nem limites para aquilo que podemos imaginar. E num processo de criação, a imaginação muitas vezes desliga-se da realidade. Só isso explica a existência de contos de fadas e histórias sobrenaturais; criaturas míticas, inexistentes no nosso mundo; acontecimentos impossíveis de serem vistos na realidade; situações que na vida comum nunca presenciaríamos. A verdade é que quando fazemos uma criação, podemos torná-la naquilo que quisermos, percorrendo caminhos que vão até onde a imaginação nos levar.
Alguma vez pararam para pensar que em todas as criações que fazemos estamos a gerar algo que nunca ninguém viu? Estamos a dar vida a uma coisa que não existia anteriormente neste mundo. Não precisa obrigatoriamente de ser algo físico, visível – simplesmente uma ideia, umas meras palavras de uma história ou os primeiros acordes de uma futura canção. Não é algo palpável, mas é uma obra que estamos a entregar à humanidade, resultante da nossa mente e criatividade. Produzir um texto, por exemplo, é como oferecer um presente para o mundo. Damos à luz uma coisa que foi inventada por nós e que não existia momentos atrás.
Os conteúdos online, antes de qualquer coisa, precisam de ser bem preparados. É durante o período de planeamento que são definidos os assuntos, os objetivos, a maneira de expor os temas e a melhor estratégia para manter os futuros leitores/ouvintes entretidos e interessados até ao final. Desde o conteúdo interno até à apresentação visual, muitas coisas devem ser pensadas e planificadas ao detalhe. Não, fazer qualquer criação não é, efetivamente, a coisa mais fácil do mundo. Mas dá frutos. E tem uma importância fundamental!
Por meio do processo criativo, estamos a modelar, a testar, a construir ideias – essencialmente ao transformar a imaginação numa realidade, simultaneamente levamos as pessoas a conhecer a nossa maneira de pensar e os nossos ideais. Vários estudos indicam que a criatividade por si só não é necessariamente uma ‘habilidade’, mas uma qualidade humana que precisamos de continuar a trabalhar e a desenvolver enquanto caminhamos pelas nossas vidas. Para pensar em novos cenários e descobrir soluções, precisamos de dar asas à imaginação, a fim de aproveitar habilidades realmente poderosas de resolução de problemas. Encontrar uma solução para um problema difícil requer uma mente criativa. E é por isso que desenvolver a criatividade é extremamente importante!
É fácil perceber que existe um grande número de vantagens em criar conteúdos, blogs, artigos, textos, quizzes, jogos, interações, espaços de discussão… Isso ajuda-nos não só a desenvolver a criatividade, mas também contribui para um mundo mais rico, com novas questões para descobrir e histórias para explorar!
Existe muito encanto no simples ato de criar, dar vida a algo novo, anteriormente inexistente. Como membro do JUP e admiradora de leitura e escrita, espero genuinamente que este texto consiga fazer alguns de vocês se aventurarem por este mundo que é a criação de conteúdo. Mostrarem os vossos textos ou debaterem alguma coisa em que têm pensado é um bom começo. Um passo de cada vez!
Artigo da autoria de Ana Filipa Duarte