Connect with us

Ciência Acontece

Ciência Acontece: Podcasts sobre ciência que merecem ser conhecidos

Published

on

Fonte: Icons8 Team no Unsplash

Naquele que é um formato cada vez mais popular, compilou-se uma lista de podcasts que exploram aquilo que acontece na ciência, assim como as pessoas por trás dela.

 

O formato de podcast tem sido explorado como meio de educação, informação e entretenimento, com programas sobre todas as áreas, não sendo a ciência exceção.

Seja para aprender mais sobre aquilo que se faz na ciência, ou simplesmente para satisfazer uma mente curiosa, os podcasts que se seguem merecem atenção. Esta lista inclui podcasts de ciência e tecnologia, em português ou inglês, que dão destaque a personalidades do mundo científico, descomplicam conceitos complexos, apresentam novas descobertas, ou discutem os mistérios da ciência ainda por descobrir.

 

90 segundos de ciência

Este programa de rádio tem a duração de apenas 90 segundos, e o seu objetivo é dar a conhecer a ciência que se faz em Portugal. Disponível em populares plataformas de streaming de áudio e na RTP Play, o programa é produzido pela Antena 1 e pelo mestrado em Comunicação de Ciência, criado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e pelo Instituto de Tecnologia Química e Biológica da U-Nova de Lisboa. Cada episódio é liderado pelo próprio investigador, que apresenta o trabalho que desenvolve com a sua equipa.

Por onde começar: “Ana Sofia Ribeiro” – Investigadora do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S), no Porto, descreve o seu trabalho na área do cancro da mama.

 

Fricção científica

Trata-se de uma rubrica da RTP com menos de 3 minutos por episódio, e que é liderada pela radialista Isilda Sanches. Autodescrevendo-se como uma rubrica da perspetiva do curioso, as fontes de cada episódio são notícias de ciência fidedignas, discutindo-se novas descobertas, estudos, experiências e teorias do universo científico.

Por onde começar: “Riqueza gera confiança e determinação” – O mais recente episódio sobre as implicações psicológicas do dinheiro.

 

Ciência Pop

Ciência Pop é um podcast da rádio Observador, com episódios semanais, auxiliado pelo professor de física da Universidade de Coimbra, Carlos Fiolhais. O programa tem como objetivo explicar conceitos, desfazer erros e desmistificar ideias, sustentando-se totalmente na ciência.

Por onde começar: “História do Universo em 15 minutos” – A história do Universo desde o seu surgimento até ao aparecimento das primeiras formas de vida.

 

Azul

Vencedor do Prémio Podes 2023 (festival de podcasts em Portugal), na categoria de ciência, tecnologia e educação, este podcast é produzido pela equipa do Azul, do jornal Público. Dedicado às questões ambientais e à crise climática, os episódios discutem temas complexos de formas simples, “do clima à biodiversidade, da atmosfera aos oceanos, dos glaciares à poluição, da energia à sustentabilidade.”

Por onde começar: “O que é isso do hidrogénio verde?” – Conversa com a investigadora Patrícia Fortes sobre o conceito e implicações do hidrogénio verde.

 

INESC TEC Science Bits

Outro podcast que consta na lista de nomeados nos Prémios Podes 2023, o Science Bits é um programa produzido pelo INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, localizado no Porto) e a Engenharia Rádio (rádio universitária do Porto). Os episódios pretendem dar a conhecer as recentes tendências na ciência e na tecnologia. Conduzido pela locutora Sofia Maciel do INESC TEC, conta ainda com a ajuda de especialistas e investigadores do INESC para aprofundar cada tema.

Por onde começar: “O que é que acontece quando se junta a IA ao Raio-X?” – O mais recente episódio sobre o diagnóstico médico apoiado por Inteligência Artificial.

 

45 graus

45 graus é um projeto individual do economista José Maria Pimentel, vencedor do prémio de podcast do ano nos prémios Podes 2022. O programa debruça-se sobre temas diversificados, entre os quais a ciência e a tecnologia, contando frequentemente com convidados especialistas.

Por onde começar: “A ciência do sono” – Com a convidada Teresa Paiva, médica neurologista, e a maior referência na medicina do sono em Portugal.

 

O futuro do futuro

Liderado por Hugo Séneca, este é um dos podcasts disponibilizados pelo jornal Expresso. Nele, o jornalista conversa com personalidades de destaque de diversas áreas científicas e tecnológicas sobre as grandes inovações atuais, e sobre aquelas que se podem esperar no futuro.

Por onde começar: “Quais foram os avanços científicos mais importantes de 2023?” – Conversa com Bruno Soares Gonçalves, presidente do IPFN, Claudio Sunkel, presidente do I3S, e João Crespo, presidente do ITQB, sobre os principais avanços científicos de 2023.

 

[IN]Pertinente

Com quatro temas em destaque – Economia, Sociedade, Política e Ciência, e episódios semanais, este podcast não é exclusivamente sobre ciência e tecnologia, mas reúne um catálogo interessante acerca destes temas. Formatado em volta de 4 comunicadores e 4 especialistas, cada episódio debruça-se sobre um dos 4 temas, pretendendo contribuir para uma sociedade mais informada. Com uma dicotomia interessante entre os participantes, o programa descreve-se como “um confronto bem disposto entre a curiosidade e o saber.”

Por onde começar: [IN] Pertinente Ciência: best of 2023, com Inês Lopes Gonçalves e Nuno Maulide, resumem o melhor de 2023 na área da ciência.

 

Science VS

Science VS é um podcast apresentado pela jornalista de ciência Wendy Zukerman, que se foca em fact-checking e destruição de mitos, tendo por base a ciência. Cada episódio cita trabalhos científicos e envolve especialistas da área a ser discutida, que se juntam para colocar a ciência a combater a desinformação.

Por onde começar: Personality Tests: Who Are You Really?” – O que é que a ciência nos diz sobre testes de personalidade e o conceito de personalidade em si.

 

Ologies with Alie Ward

Nomeado como um dos Top50 podcasts pela revista TIME, este é um podcast científico e humorístico, apresentado pela jornalista de ciência Alie Ward. Todas as semanas, um diferente especialista é entrevistado, tendo como profissão uma palavra terminada em “ologist”. O tom do podcast é de humor, assim como a atitude da locutora, mas os episódios são fidedignamente científicos.

Por onde começar: Abstract Mathematology” – Com a matemática e autora Dr. Eugenia Cheng, o episódio debruça-se sobre todos os lados da matemática.

 

BBC Earth

Produzido pela BBC, este podcast tem o já esperado símbolo de qualidade que se associa aos documentários de natureza da gigante britânica. Aqui, as impressionantes imagens são trocadas por áudios imersivos. Ao contrário do modelo de outros podcasts nesta lista, os episódios são lançados por temporadas e não semanalmente, mas o catálogo disponível é já extensivo e muito bem produzido.

Por onde começar: Ghosts” – O último episódio, lançado em 2022, leva o ouvinte a acompanhar uma expedição de procura de fósseis no mundo natural.

 

The life scientific

Muitos podcasts sobre ciência são exatamente isso, sobre ciência, e não sobre quem a faz. Este podcast, produzido também pela BBC, foca-se nas pessoas por trás de grandes trabalhos científicos, os seus percursos e os seus interesses, em episódios semanais conduzidos pelo apresentador Jim Al-Khalili.

Por onde começar: Artificial Intelligence – no longer a thing of science fiction” – Com Michael Wooldridge, professor da Universidade de Oxford, o episódio procura desmistificar a inteligência artificial.

 

Science Podcast

Com episódios novos todas as quintas-feiras, este é o podcast oficial da revista Science. Sarah Crespi, gerenciadora de multimédia da Science, discute descobertas científicas recentes e conversa com investigadores e jornalistas de ciência de todo o mundo.

Por onde começar: What makes blueberries blue, and myth buster Adam Savage on science communication” – O mais recente episódio sobre comunicação em ciência.

 

Nature Podcast

A revista científica Nature produz um podcast sobre os trabalhos mais interessantes que a revista publica. Em episódios semanais, são apresentados os cientistas envolvidos nos resultados e fornecida uma análise aprofundada dos temas.

Por onde começar: Why we need to rethink how we talk about cancer” – Sobre como a nomenclatura de diferentes cancros pode afetar a sua interpretação e tratamento.

 

Unexplainable

Produzido pelo Vox, o site de notícias americano conhecido pelo seu conceito de jornalismo de explicação, este podcast analisa mistérios científicos, perguntas sem resposta e aquilo que se aprende quando se exploram os assuntos mais desconhecidos. Em contraste com outros podcasts desta lista, Unexplainable debruça-se sobre aquilo que a ciência ainda não sabe, em episódios semanais.

Por onde começar: Why do we cry?” – Sobre o curioso facto que os humanos aparentam ser a única espécie que chora em resposta a emoções.

 

Artigo da autoria de Ana Luísa Silva. Revisto por Joana Silva.