Connect with us

Cultura

Novos espaços e mais géneros musicais: as novidades dos Festivais de Verão 2024

Published

on

Fonte: santander.pt

O verão deste ano promete pôr toda a gente a dançar. Os cartazes dos principais festivais de música já estão praticamente fechados, o que geralmente acontece sempre por volta da quadra natalícia, e desta vez com bastantes mudanças.

A principal novidade para o  Rock In Rio é a mudança de localização. Até agora realizado no Parque da Bela Vista, o festival irá realizar-se, em 2024, no Parque Tejo, na zona oriental da capital. O local, que acolheu as Jornadas Mundiais da Juventude, promete oferecer aos festivaleiros uma maior e mais cómoda área nos dias 15, 16, 22 e 23 de junho:

“Fomos desafiados pelo presidente Carlos Moedas para vir estrear o Parque Tejo, pós-sucesso da JMJ. Temos transportes públicos privilegiados com a CP e shuttles diretos da Gare do Oriente para cá [Parque Tejo]. Vamos fazer áreas de sombras que vão ficar permanentes no parque, assim como a própria iluminação pública; tanto a CML como o próprio Rock in Rio vão fazer esse investimento.” Roberta Medina, organização Rock In Rio

Nova localização do Rock In Rio. Fonte: Instagram Rock In Rio

Além da nova morada, o festival assinala também este ano vinte anos de existência no nosso país. Esta data redonda promete trazer muitas surpresas aos fãs, que começaram já com a revelação dos cabeças de cartaz. O primeiro dia é dedicado ao rock e tem como cabeça de cartaz os lendários Scorpions. Antes da banda alemã, o palco mundo irá receber os Xutos & Pontapés, Extreme e Evanescence. O segundo dia foca-se nos homens das baladas, com Ed Sheeran a ser o nome principal, seguido de Calum Scott, Jão e Fernando Daniel. O último dia é dedicado às mulheres empoderadas, com Doja Cat, Camila Cabello e Luísa Sonza. O terceiro dia, 22 de junho, para já conta apenas com a presença tradicional de Ivete Sangalo, no seu décimo concerto no festival em Portugal.

Outra grande mudança no panorama dos festivais nacionais foi o fim do patrocínio da MEO ao agora apenas Sudoeste. Após dezoito anos de parceria, a promotora Música no Coração garante que já está a pensar no futuro, com a data definida para 7 a 10 de agosto. Para já, os únicos nomes confirmados são os Da Weasel e Matuê:

“Foram quase duas décadas [18 anos] com a Portugal Telecom, TMN, Moche, Meo. Foi fantástico e terminou este ano. Já estamos a trabalhar no próximo. (…) Vão ser feitos melhoramentos. Uma coisa garanto: vai ser um grande Sudoeste.” Luís Montez, Música no Coração

Uma parceria que se mantém é o MEO Marés Vivas, que todos os anos traz milhares de festivaleiros a Vila Nova de Gaia. Em 2024, regressa de 19 a 21 de julho com os imortais Take That, logo a abrir o festival no dia 19. Os cabeças de cartaz dos outros dias são James Arthur e Snow Patrol. Conhecido como um festival que confere grande enfoque à música nacional, a edição de 2024 não será diferente, com D´ZRT e Ornatos Violeta já confirmados.

Já o NOS Alive regressa na segunda semana de julho e mantém o seu registo para todos os gostos. No dia 11, irão apresentar-se no palco principal do Passeio Marítimo de Algés nomes como The Smashing Pumpkins e Arcade Fire. O dia seguinte é dedicado ao Pop, com a diva Dua Lipa como cabeça de cartaz. Dia 13 é reservado a um dos nomes mais clássicos do Rock, Pearl Jam.

Como de habitual, o NOS Alive aposta em força não só no palco principal, mas também no secundário, o palco Heineken. Em 2024, por lá irão passar nomes como Benjamin Clementine, Kenya Grace, Aurora, Gloria Groove e Khruangbin.

Cartaz do NOS Alive 2024. Fonte: cartazculturallisboa.pt

Após uma edição épica com Kendrick Lamar e Rosalía, o Primavera Sound Porto regressa este ano com a mesma vontade de fazer história. Com o line-up já fechado, o festival promete trazer de novo milhares de pessoas à Invicta de 6 a 8 de junho. Liderado no feminino, o cartaz é encabeçado por SZA, Lana Del Rey e The National. Conhecido pela sua diversidade de palcos e géneros, outros nomes sonantes que irão atuar em junho são PJ Harvey, Mitski, Justice e Pulp.

Ainda no Porto, o North Music Festival já tem data marcada, de 24 a 26 de maio, levando-nos agora a uma nova casa: o Parque de Serralves. Os britânicos Keane foram a primeira confirmação e irão atuar no segundo dia do festival. O outro nome já revelado foi o de Myke Towers, que irá pôr Serralves a dançar logo no primeiro dia.

Viajando para mais a norte do país, os dois clássicos festivais , Vodafone Paredes de Coura e CA Vilar de Mouros, contam, ainda, com poucas confirmações. Para o primeiro, já são conhecidos nomes como The Jesus and Mary Chain, Cat Power e Branko, que irão subir ao palco de 14 a 17 de agosto. No caso de Vilar de Mouros, a grande novidade é o acrescento de mais um dia de muita música: de 21 a 24 de agosto, mas ainda sem artistas revelados. 

Cartaz do Vodafone Paredes de Coura. Fonte: revistabica.com

Criado em 2022, o Festival Ponte D´Lima revelou-se um sucesso em 2023, sendo mais um evento que traz festivaleiros ao Minho. Em 2024, as primeiras confirmações para os três primeiros dias de agosto são Osees, Mão Morta e The Last Internationale.

Nas ilhas, o MEO Monte Verde vai continuar a alegrar o agosto dos açorianos. As primeiras confirmações são já Dillaz e Da Weasel. No Arquipélago da Madeira, o Summer Opening Festival, a realizar nos dias 12, 13, 19 e 20 de julho, conta já também com Da Weasel, Van Zee, Ivandro, Julinho KSD e Pedro Mafama.