Connect with us

Cultura

O FANTASPORTO JÁ ABRIU AS PORTAS

Published

on

O que dizem ser um dos festivais de cinema mais prestigiados a nível europeu iniciou o primeiro dia de exibições com a celebração do centenário do nascimento de Orson Welles, projetando no grande ecrã filmes como “Citizen Kane”, considerado um dos melhores filmes de todos os tempos, e “Journey Into Fear”, durante a tarde. Houve lugar, também, para o assinalamento do 80º aniversário da estreia mundial de “Top Hat”, de Mark Sandrich, com a exibição de uma cópia restaurada do mesmo.

Às 21h, na sessão oficial de abertura, após a apresentação e a congratulação de diversos membros da organização que levaram a que esta edição fosse possível, exibiu-se “Haemoo”, de Shing Sung-Bo, candidato sul-coreano aos Óscares – um tenso drama que relata a demanda de uma tripulação de um navio de pesca numa arriscada missão, explorando o mundo dos clandestinos e as tensões que surgem entre homens num local fechado.

Posteriormente, exibiu-se, ainda no Grande Auditório, uma aventura de Matthew Spradlin, “Bad Kids Go To Hell” antecedido pelo sci-fi “Gliese 581”, de Rianne Haak, uma antestreia mundial apresentada pelos membros da própria equipa. No Pequeno Auditório, foi ainda exibido o thriller de Michael Tuviera, “The Janitor”.

O Festival de Cinema do Porto prolonga-se até 8 de Março, no Rivoli Teatro Municipal, no Porto com uma competição divida em 4 secções oficiais, constituída por diversos júris internacionais. Neste ano, encontram-se 28 países representados e serão exibidos 173 filmes (curtas e longas metragens), sendo 48 destes estreias a nível europeu ou até mundial, o que reflete a confiança e o reconhecimento que produtores cinematográficos mundiais depositam no Festival. Estará presente, ainda, mais de uma centena de convidados do mundo cinematográfico.

O orgulho no cinema português destacar-se-á na homenagem ao produtor e realizador português Fernando Vendrell, que se inicia hoje, e na exibição de 57 filmes nacionais.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *