Connect with us

Educação

ERASMUS – CATÂNIA, SICÍLIA

Published

on

O que dizer de Erasmus? Como todos nós sabemos ou já ouvimos falar, a experiência de Erasmus é fantástica, única, inesquecível, deslumbrante… No entanto, por mais que te descrevam o que vai acontecer e como vai ser esta aventura, só aqueles que arriscam fazê-la é que sabem, na realidade, o que significa, pois não vale a pena descrevê-la com os mais ínfimos pormenores – a sua vivência é verdadeiramente indescritível. Quando digo que é preciso arriscar, não estou, de forma alguma, a mentir nem a querer dizer que é perigosa, mas sim uma experiência em que nos arriscamos a viver sozinhos, num país diverso, com uma cultura e língua diferentes. Mas é precisamente nesta altura que nos apercebemos que, entre gestos e misturas de idiomas, conseguimos desembaraçar-nos em qualquer tipo de assunto.

Catânia, em Itália. É a cidade onde estou. Uma cidade única, que não dorme e que não pára: as buzinas dos carros tornam-se música para os nossos ouvidos e apercebemo-nos de que é impossível falar sem fazer uns quantos gestos. A mescla de culturas torna esta cidade menos europeia, mas sem perder qualquer tipo de valor, muito pelo contrário – o seu especto diverso transforma-a numa cidade inigualável. Neste lugar único, temos o prazer de ter a companhia de um tremendo vizinho, o vulcão Etna: a sua imponência faz-nos sentir muito pequenos e impotentes! Mas como é bom passear por Catânia e ver constantemente uma beleza de 3340 Km que, por vezes, nos surpreende com erupções tão grandiosas que palavra nenhuma consegue descrever. E sim, apesar de estarmos em Março, a verdade é que já foi possível sentir a frescura do Mediterrâneo: não foi o mergulho mais quente, no entanto foi mais agradável do que alguns de que já desfrutei no nosso Atlântico; e, por fim, claro está que andar de t-shirt no Inverno é algo normal e tão natural quanto agradável.

A realidade é que nem tudo é positivo. Existe um grande ‘problema’ aqui em Catânia: a comida apresenta-se demasiado viciante, desde o fantástico arancino, passando pela carne de cavalo e as diversas pastas até às famosas pizzas. Mas não só! A fruta e os doces desta região são também eles deveras deliciosos. Um outro ‘problema’ de Catânia é o facto de se situar na ilha siciliana, o que faz com que se tenha uma imensa vontade de conhecer os quatro cantos desta ilha tão fortemente conhecida pela sua cultura, paisagem e beleza.

Como estamos a falar de Erasmus, não posso deixar de falar das noites e das festas. Catânia tem uma noite cheia de caras lindas, havendo a possibilidade de escolher entre apenas querer desfrutar de um copo com os teus amigos ou passar uma noite para chegar às tantas a casa – as opções são variadíssimas.

Para mim, este foi o melhor lugar onde poderia fazer Erasmus, pois sinto que estou a crescer a cada minuto. Verdadeiramente, acho que posso dizer que fazer Erasmus é como viver uma vida inteira em apenas alguns meses: conheces, amas, aprendes, choras, enfim, tudo acontece! Aqui, sim, percebes o quanto é importante aproveitar cada segundo, o que refuta a ideia de que os alunos que fazem Erasmus apenas vão para a noite beber uns copos. Em Erasmus bebes uns copos, mas também fazes mais mil e uma coisas, por isso digo que esta aventura é um resumo de uma life time. Um concelho que te dou: se achas que não te safas num pais diferente, esquece essa ideia, faz Erasmus… é a experiência de uma vida!