Connect with us

Educação

Atividades de verão de volta à Academia do Porto

Published

on

Foto: Facebook | Universidade do Porto

As férias de verão marcam o início de programas de atividades que dão a conhecer áreas de estudo, projetos de investigação e opções profissionais a estudantes do ensino básico e secundário, e proporcionam atividades lúdicas para alunos mais jovens. Entre eles contam-se a Universidade Júnior, a Universidade Jovem, a Católica Porto Teen Academy e a Escola de Verão, que irão decorrer em julho e setembro, na Academia do Porto.

 

De regresso ao regime de atividades presencial, são várias as instituições que se preparam para receber milhares de alunos do ensino básico e secundário em programas de atividades de verão temáticas que dão a conhecer a experiência de estudo e trabalho num ambiente académico e proporcionam um primeiro contacto com diferentes carreiras profissionais. Estes programas servem ainda como uma ferramenta de divulgação da oferta formativa das respetivas instituições de ensino superior.

Há também propostas de atividades de férias para alunos do ensino primário e básico com uma componente lúdica mais preponderante. Os programas incluem atividades diferenciadas, planeadas para alunos em diferentes fases do percurso escolar.

 

O regresso da Universidade Júnior após 3 anos

A Universidade Júnior (UJr), promovida pela Universidade do Porto, retoma as atividades presenciais e espera acolher mais de 3 000 jovens do ensino básico e secundário em duas semanas de atividades (de 18 a 29 de julho). As atividades distribuem-se pelas diferentes Faculdades, assim como em várias instituições parceiras, incluindo a Porto Business School, a Escola Superior de Enfermagem do Porto, o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, o Centro de Ciência Viva de Vila do Conde, o Museu da Alfândega, o Visionarium – Centro Multimeios de Espinho, o Parque Biológico de Gaia, o Planetário, ou o Museu Futebol Clube do Porto. As ofertas educativas incluem um enorme leque de áreas de estudo, desde as Ciências Exatas e Naturais, Engenharia e Ciências da Saúde, às Humanidades, Economia, Artes ou Desporto.

Na UJr, os alunos do 5º e 6º ano podem participar no “Experimenta no Verão”, uma semana de atividades em que cada dia é dedicado a uma área diferente. Para os estudantes do 7º e 8º ano, existem duas opções de escolha – as “Oficinas de Verão” que, à semelhança da oferta anterior, permitem explorar cinco atividades em diferentes áreas, ou as “Oficinas Temáticas”, para os estudantes que já tenham um maior interesse por uma área específica do saber. Já os alunos do 9º ao 11º ano, poderão participar no “Verão em Projeto” e desenvolver, ao longo de uma semana, um pequeno projeto científico numa área de estudo do seu interesse. Todos os estudantes do 5º ao 11º ano poderão ainda participar na “Escola de Línguas”, para desenvolver competências numa língua estrangeira à escolha.

O programa da UJr fica completo com as “Escolas de Introdução à Investigação”, destinadas a alunos do 10º ao 12º ano e nas quais a participação está dependente da seleção de candidaturas, com base no sucesso escolar dos candidatos. Estas atividades decorrem em julho e setembro e permitem aos participantes explorar em detalhe uma área de interesse profissional, através da participação em cursos, palestras, atividades laboratoriais, entre outros eventos.

Sendo o principal programa nacional de iniciação ao ambiente universitário, a Universidade Júnior conta com a parceria de diversos municípios espalhados pelo país, que oferecem apoio à participação dos estudantes residentes no seu concelho. A organização do evento também disponibiliza opções de alojamento para os estudantes de localidades mais distantes do Porto, no Regimento de Transmissão, em parceria com o Ministério de Defesa Nacional.

 

Entretenimento é chave no programa da Universidade Jovem

A Universidade Jovem: Férias de Verão, é um programa desenvolvido pela Universidade da Maia (ISMAI) e pelo Instituto Politécnico da Maia (IPMAIA), destinado a alunos do ensino primário até ao ensino secundáriocom atividades previstas durante todo o mês de julho (entre os dias 4 e 29). O programa conta não só com atividades semanais no Campus Académico ISMAI/IPMAIA, mas também com diversas saídas ao exterior – a Lipor, o Aeródromo da Maia, o Parque Aquático de Amarante ou a Serra de Valongo são apenas alguns exemplos.

O programa da Universidade Jovem conta com atividades direcionadas para diferentes faixas etárias. Para os alunos do 3º ao 6º ano, estão disponíveis as “Oficinas Lúdicas”, com diversas atividades desportivas, práticas e expressivas com uma forte componente de entretenimento. Os alunos do 7º ao 9º ano podem participar nas “Oficinas Temáticas”, que mantêm a componente lúdica e abrangem várias opções científicas, além de temas de importância social na atualidade como voluntariado, inclusão, ou reciclagem. Por último, os “Training Camps”, desenhados pelo Centro de Performance Desportiva, destinam-se a atletas do 5º ao 12º ano e focam-se no desenvolvimento e otimização do rendimento desportivo em diferentes modalidades.

 

Cursos de curta duração na Católica Porto Teen Academy

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) do Porto promove a Católica Porto Teen Academy, um programa destinado a alunos do ensino secundário, cujas atividades têm uma duração de 3 a 5 dias e estendem-se entre 4 e 27 de julho. Os cursos da Teen Academy são maioritariamente em formato presencial, com algumas ofertas também em regime online, sendo organizados por diversas Escolas e Faculdades da UCP.

Os alunos podem explorar as áreas de Empreendedorismo, Direito, Enfermagem, Ciências, Psicologia ou Artes, através de programas que combinam palestras com experiências, desafios práticos e simulações de experiências profissionais. Em alguns casos, também há sessões informativas sobre a oferta formativa da UCP nas respetivas áreas de estudo.

 

Foto: Facebook | Católica Porto Teen Academy

Dois dias de atividades na Escola de Verão

A Escola de Verão é dinamizada pela Universidade Lusófona do Porto (ULP) e é destinada a alunos do ensino secundário, com o objetivo de promover a experiência universitária e o conhecimento em diversas áreas , assim como o lazer. Contactada pelo JUP, a organização do evento confirmou que a edição deste ano está agendada para os dias 25 e 26 de julho, em regime presencial.

O programa conta com diversas atividades, incluindo não só a divulgação da oferta formativa ULP, mas também atividades práticas – como workshops e quizzes – organizadas pelas diferentes Faculdades, distribuídas pelas áreas das Ciências Naturais, do Direito, da Comunicação, do Desporto e da Psicologia.

 

Foto: Facebook | Universidade Lusófona do Porto

A dinamização dos programas de atividades das diferentes universidades conta com o envolvimento de docentes, investigadores e alunos das respetivas instituições de ensino. A participação em todos os programas de verão está sujeita a inscrição prévia e pode ter um custo associado. Mais informações sobre as inscrições podem ser consultadas nos respetivos sites oficiais.

 

Artigo escrito por: Inês Miranda

Editado por: João Múrias