Connect with us

Ciência Acontece

Especial Ciência Acontece… em casa

Published

on

Em abril, a rubrica Ciência Acontece regressa, mas adaptada à nova realidade de quarentena. Apesar de grande parte dos eventos científicos no Porto terem sido cancelados, há várias opções de palestras e cursos online que permitem passar tempo de qualidade, aprendendo mais sobre todas as áreas do saber. Sugerimos ainda a realização de algumas experiências em casa com os mais novos da família, em que não é necessária bata nem óculos de proteção. Se quiseres sentir-te um verdadeiro cientista, existem várias iniciativas em curso de “citizen science” em que podes contribuir a partir do teu computador ou com recurso ao teu telemóvel. Fica a saber mais com a lista preparada pelo JUP.

NASA at home

O quê?        A NASA preparou um conjunto de atividades que prometem “levar o universo a tua casa” e que incluem: e-books gratuitos, atividades para os mais novos e para fazer em família, a oportunidade de participar em projetos de “citizen science”, visitas guiadas, podcasts e vídeos.
Onde?         Tudo no website da NASA at home.

O JUP recomenda… começar por uma visita à Estação Espacial Internacional (o que pode ser feito em realidade virtual com recurso à aplicação da Google Expedições), ver uma imagem captada pelo Telescópio Espacial Hubble no teu dia de aniversário, fazer um tutorial de como se tornar um astronauta, construir um origami espacial ou programar um jogo no espaço, e terminar a fazer com os mais novos esta experiência que ensina que a água nem sempre congela à mesma temperatura.

Starshade origami. Fonte: Nasa

Starshade origami. Fonte: NASA

Earth Challenge 2020

O quê?        O Earth Challenge 2020 é uma iniciativa de “citizen science” com o objetivo de permitir que pessoas em todo o mundo possam contribuir para monitorizar e mitigar as ameaças ao ambiente e à saúde humana. Arranca este mês e faz uso de uma aplicação para o telemóvel para recolher dados de qualidade do ar e poluição por plásticos.
Onde?         Descobre mais na página oficial. A aplicação pode ser descarregada através da App Store e do Google Play.

CrashCourse

O quê?        Criado pelos irmãos americanos Hank e John Green (vlogbrothers), este canal de Youtube oferece playlists de vídeos educacionais através dos quais se podem fazer cursos rápidos em dezenas de temas como anatomia, astronomia, biologia, química, ciência dos computadores, ecologia, engenharia, física e muito mais.
Onde?         Descobre mais na página oficial e no Youtube.

O JUP recomenda… analisar a playlist do canal e escolher o tema pelo qual tens mais curiosidade. Não podemos deixar de destacar o curso de História da Ciência; afinal quem nunca se questionou como é alguém pensou pela primeira vez em criar certa tecnologia?

Scratch

O quê?        O Scratch permite a cada um programar as suas próprias histórias, jogos e animações interativas, sendo possível partilhar as criações com a comunidade. O objetivo é ajudar os jovens a “pensar de forma criativa, a raciocinar sistematicamente e a trabalhar colaborativamente”, enquanto aprendem os fundamentos da linguagem de programação.
Onde?         Descobre mais na página oficial.

Simon Clark

O quê?        “Doutor em física atmosférica durante o dia e Youtuber à noite”, o britânico Simon Clark começou a criar vídeos no Youtube em 2010 para ajudar estudantes a candidatarem-se à universidade. Desde então, documentou o seu percurso académico, que passou pelo St. Peter’s College da Universidade de Oxford e por um doutoramento na Universidade de Exeter, dedicando sempre tempo para comunicar ciência.
Onde?         Descobre mais no Youtube.

O JUP recomenda… a playlist “Studying my PhD at Exeter” se alguma vez te questionaste como é a vida de um estudante de doutoramento e a playlist “Crash Course in Atmospheric Physics” para aprender mais sobre a atmosfera terrestre.

Documentários

O quê?        No formato de séries ou filmes, não faltam ofertas de documentários nos canais televisivos (Discovery, NatGeo, …) e nas plataformas online como a Netflix e a HBO.

O JUP recomenda… alguns títulos da Netflix tais como “Pandemic: Como prevenir uma epidemia” (2020) (cujo lançamento foi assustadoramente cronometrado com os eventos atuais), “Podre” (2018-2019), “The Mind, Explained” (2019-), “Resumindo” (2018-), “O nosso planeta” (2019) e “A Terra ao anoitecer” (2020). Na HBO, os documentários “Ice on Fire” (2019), “After Truth: Disinformation and the cost of fake news” (2020), “VICE Special Report: The future of work”(2019) e “One nation under stress” (2019). É possível encontrar online alguns filmes ou séries que foram disponibilizados gratuitamente, como é caso do “Amanhã – Demain” (2015) e do “The Crowd and the Cloud“ (2017), sendo que está ainda a decorrer (até 6 de abril) o “Environmental Film Festival at Yale” de forma online.

TED Talks

O quê?        De uma conferência sobre tecnologia, entretenimento e design que começou em 1984, o acrónimo TED é atualmente imediatamente ligado à palavra Talks. As TED Talks começaram em 2006 e desde então nunca passaram de estar em voga, levando palestras de especialistas nos mais diversos assuntos às nossas casas, de forma online e gratuita.
Onde?         Descobre mais na página oficial e no Youtube em TED Talks e TEDx Talks.

O JUP recomenda… analisar a playlist dos dois canais de Youtube e do menos conhecido canal TED-Ed, onde é possível encontrar vídeos educacionais feitos com recurso à animação e que cobrem todas as áreas do saber.

Ciência Viva em casa

O quê?        Para todos aqueles que têm irmãos ou primos mais novos, ou querem trazer à superfície a criança dentro de si, a Ciência Viva preparou uma série de atividades práticas e pequenas experiências que podem ser realizadas no conforto das nossas casas.
Onde?         Descobre mais na página oficial.

O JUP recomenda… a experiência “O que dizem as tuas mãos?”, que demonstra a importância de lavar as mãos para evitar doenças e a disseminação de microrganismos.

Fricção Científica

O quê?        É o podcast de ciência da RTP/Antena 3, em que Isilda Sanches explora noticias de ciência na “perspetiva do curioso que também pode interessar ao especialista”. Com episódios diários de segunda a sexta e duração de 2 ou 3 min cada, vale a pena seguir o podcast.
Onde?         Começa a ouvir no Spotify.

ScienceAtHome

O quê?        Juntaram-se cientistas, game developers, designers e artistas… e o resultado desta fórmula é a ScienceAtHome. A equipa cria jogos científicos divertidos, com o objetivo de “revolucionar a investigação científica e o ensino por meio de jogos”.
Onde?         Descobre mais na página oficial.

O JUP recomenda… experimentar o jogo “Potential Pinguin” com base nos conceitos de energia potencial e energia cinética, e o jogo “Skill Lab: Science Detective”.

Cursos online

O quê?        Existem várias plataformas onde são disponibilizados cursos online sobre os mais variados temas e que podem ser realizados ao longo de várias semanas e com obtenção, no final, de um certificado que conclusão.
Onde?         Descobre mais em CourseraFutureLearn, Miríadax, SkillshareOpen edX.

 

Artigo por Mariana Miranda.