Cultura
“ENCONTRO COM AUTORES” NO DIA MUNDIAL DO LIVRO
Ontem (23), no Dia Mundial do Livro, assinalado desde 1926, a Livraria Bertrand no Shopping Cidade do Porto organizou um “Encontro com Autores”. Os convidados Manuel Jorge Marmelo, Richard Zimler e Miguel Miranda partilharam algumas experiências literárias.
Cem Anos de Solidão”, do Nobel da Literatura Gabriel García Márquez, foi o livro que mais marcou Manuel Marmelo, aos 16 anos. Pelas viagens fantásticas, e pelo já bem conhecido realismo mágico, característico de García Márquez.
Luz em Agosto” de William Faulkner, também Nobel da Literatura, foi o escolhido por Richard Zimler. Livro que leu 3 vezes e que o inspira pela sua complexidade, realismo e carácter étnico. Zimler realçou a estrutura do livro, que segue uma espécie de “teia narrativa” por não seguir um único fio condutor, mas vários: as vidas cruzadas e os diversos fluxos de consciência das personagens. Para além disso, segundo o escritor convidado, é um romance com os mistérios do dia-a-dia apenas, sem truques, o que faz dele a melhor obra de Faulkner.
Já Miguel Miranda elegeu o livro “Vinte Mil Léguas Submarina”s, de Júlio Verne (que já conta com 13 adaptações ao cinema) lido desde cedo, na sua infância; e apontou, para além desse, o “Crime no Expresso do Oriente” de Agatha Christie. Destacou a precisão científica do livro de Verne, assim como, a visão para o futuro do escritor francês, comprovada pelo realismo actual das suas invenções em 1870. O autor culpou este clássico pelo seu gosto de estar e escrever à beira-mar.
Em seguida, discutiu-se o processo de formação da consciência do escritor, as formas de envolver o leitor, de o ludibriar, as diferenças que marcam um bom livro de um mau livro, e que não deixam de ser relativas. É de assinalar a boa disposição geral, que abriu espaço para piadas de cariz pessoal e até de teor político.
Com uma plateia cheia, estiveram cerca de 60 pessoas atentas aos relatos dos autores, os quais, no final, ainda responderam às questões dos leitores mais inquietos e curiosos.