Connect with us

Cultura

A música é “Tua” na Queima das Fitas do Porto 2023

Published

on

Os Tua foram os vencedores do concurso de Bandas de Garagem, organizado pela Federação Académica do Porto, na quinta-feira passada (27/04). Os vencedores são responsáveis pela abertura dos concertos da sexta-feira, 12 de maio, no palco principal da Queima das Fitas do Porto deste ano.

Para além de abrirem os concertos dos portugueses Da Chick e a dupla Calema, os Tua serão os responsáveis por dar início ao concerto dos Two Door Cinema Club, um dos nomes de maior destaque do cartaz desta edição.

Laura Costa, vocalista da banda e estudante de Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, contou ao JUP que a banda foi criada em maio de 2022. Inicialmente, “os membros não eram amigos mas tornaram-se” através do amor pela música, especialmente pelo pop e pelo rock. Para além da interpretação de covers de várias músicas nacionais e internacionais, a banda prepara-se para lançar brevemente os seus temas originais: “Amazing Day”, “Believe”, “Light Grey”, “Forever”, “Não é Não” e “A Fuga da Alegria”.

“Não esperávamos ganhar, de todo. Estivemos a competir com bandas com mais experiência e já com musicas originais lançadas e com bastantes visualizações”, revela Laura. Apesar do receio inicial, o grupo ficou mais confiante após a reação do público à música tocada e estão prontos para pisar o palco do Queimódromo, pela primeira vez. O quinteto refere que, apesar da vontade de ganhar, o principal objetivo sempre foi “acima de tudo, dar um bom espetáculo“. As atuações pontuam-se pela versatilidade, irreverência, ambição e jovialidade.

A banda abre os concertos dos Two Door Cinema Club, Calema e Da Chick. Foto: Inês Moreira, D.R.

Os Tua decidiram participar no concurso de bandas após um dos membros e teclista do grupo, Rui Sargo, ter participado numa das edições passadas. “É sempre gratificante quando valorizam a nossa forma de fazer arte”, confessam.

Três dos cinco elementos da banda são estudantes universitários do Porto. Para além de Laura Costa, o guitarrista André Regufe e o teclista Rui Sargo frequentam a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e o Instituto Superior de Engenharia do Porto, respetivamente. A banda ainda é composta por José Luís Ferreira no baixo e Luís Coentrão na bateria. O grupo foi se formando pelas redes sociais, após os esforços iniciais de André Regufe.

Resta preparar a setlist para a noite de 12 de maio. O concerto tem a previsão para começar pelas 22:30h. Os bilhetes para o dia 12 de maio ainda estão disponíveis para compra, nos locais habituais. Os preços dos bilhetes diários começam a subir nos próximos dias.

Artigo por João Jesus