Connect with us

Educação

ENGENHARIA EM DEBATE NA UNIVERSIDADE LUSÓFONA

Published

on

No “Little talks”, que está a decorrer desde o dia 11 até 15 de abril na Universidade Lusófona do Porto (ULP), está prevista a abordagem de temas da atualidade como a eutanásia, os refugiados na Europa, a globalização da gestão pública e privada em Portugal, o exercício da atividade de engenharia em Portugal e ainda os novos meios de comunicação.

A sessão desta quinta-feira, intitulada “Ser Engenheiro em Portugal”, contou com a participação das duas Ordens nacionais de referência no ramo da engenharia – OE e OET. Em representação da OE esteve presente Bento Aires, Coordenador do Grupo de Jovens Engenheiros da Região Norte e Vogal do Colégio Regional de Engenharia Civil da OE, sendo que a representação da OET esteve a cargo do seu Vice-Presidente e docente do Instituto Superior de Engenharia do Porto, José Manuel Soares Sousa. A moderação desta conferência e posterior debate esteve a cargo de Artur Costa, docente da ULP.

Os oradores iniciaram as suas intervenções expondo o que entendem ser as profissões de Engenheiro e Engenheiro Técnico, o estado e reconhecimento das mesmas e ainda a sua relevância, lançando José Manuel Soares Sousa a reflexão “como seria o nosso quotidiano se a engenharia não existisse?”.

Aberto o espaço para intervenção da plateia, que contava com estudantes e docentes de diversos estabelecimentos de ensino superior, foram lançados a discussão os temas referentes aos estatutos de ambas as Ordens, o processo de admissão a membro das referidas Ordens, os títulos profissionais, a regulamentação dos Atos de Engenharia e ainda o reconhecimento internacional para o exercício da profissão além fronteiras, onde foram destacados alguns acordos internacionais das duas Ordens e ainda o título “EUR ING” alusivo a European Engineer (Engenheiro Europeu) conferido pela FEANI, Federação Europeia de Associações Nacionais de Engenharia, que desbloqueia barreiras a engenheiros que imigrem ou exportem trabalhos.

David Nogueira, Vice-Presidente da AE ULP, conferenciou ao JUP que “estas conferências são uma mais valia para os alunos a nível político, económico, social e, acima de tudo, um esclarecimento para o futuro, nomeadamente para a fase de entrada no mercado de trabalho”, acrescentando ainda que “a AE ULP é e será sempre uma ferramenta de apoio aos alunos”.

Esta sexta-feira, o ponto de encontro é às 10h00 no Salão Nobre da ULP para a última sessão – “Os novos meios de comunicação” – tendo como oradores os jornalistas e apresentadores Júlio Magalhães e Daniel Catalão.