Connect with us

Educação

U.Porto Three Minute Thesis – Ciência em 3 minutos

Published

on

Foto: Henrique Pereira | Final Three Minute Thesis U.Porto

No dia 17 de maio, decorreu, na Reitoria da Universidade do Porto, a final do Three Minute Thesis, o concurso que põe à prova as capacidades de apresentação dos alunos de doutoramento. Já se conhece o vencedor, assim como a respetiva menção honrosa.

 

Foi no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto (UP) que teve lugar a final da 3ª edição do concurso Three Minute Thesis da UP. Vinte finalistas apresentaram a sua tese de doutoramento, numa linguagem acessível ao público não-especialista e com uma particularidade: a apresentação não podia passar dos três minutos. 

Entre os 20 estudantes candidatos, apenas os dois melhores foram premiados: o vencedor, com um cheque no valor de 2.000 euros, e o segundo classificado, com uma menção honrosa e um cheque no valor de 1.000 euros. 

As teses apresentadas,  sujeitas à avaliação de um júri,  procuram responder a problemas de áreas científicas muito diversas. Questões como tratamentos especializados para o cancro, a aposta na produção de energias renováveis e a criação de baterias leves e sustentáveis, foram alguns dos temas de estudo da investigação levada a cabo pelos participantes.

Após um momento de ponderação por parte do júri, a vitória foi atribuída a Diogo Ferreira – licenciado em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, atualmente investigador no BIOPOLIS-CIBIO -, pela sua apresentação acerca do papel dos morcegos no controlo de pragas em plantações de cacau

Já a menção honrosa foi atribuída a Ana Sofia Silva – licenciada em Línguas Aplicadas na Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho, agora investigadora no Centro de Linguística da UP -, pela sua apresentação acerca da prevenção de chamadas falsas direcionadas a serviços de emergência, por via da deteção de padrões linguísticos. 

 

Diogo Ferreira faz balanço positivo

“Participar nestes eventos realmente compensa”, afirma Diogo, vencedor desta edição, em comentário ao JUP.  “Não é uma questão de ganhar ou perder. As ferramentas que nos dão serão úteis para o resto das nossas vidas.”, reflete.

Quando questionado acerca da preparação para o evento, admitiu “escrever um guião”, de forma a “organizar as ideias”. Para além disso, reconheceu que, para a apresentação, “a linguagem devia ser muito diferente [da usada no meio científico]” e que “as ferramentas e a formação fornecidas pela Universidade do Porto foram bastante importantes”.

Finalmente, quanto às motivações para a participação no evento, afirmou que “A ciência devia ser acessível ao público geral. Todos os termos técnicos que utilizamos são impossíveis de se perceber, se as pessoas não tiverem as bases que temos. Atividades como estas são um ótimo treino de como comunicar para jornais ou em entrevistas futuras”, reforça.

 

Para mais informações sobre o concurso Three Minute Thesis U. Porto, consulte o site oficial.

 

Artigo por: Henrique Pereira

Editado por: Inês Miranda