Connect with us

Educação

Novo recorde de vagas no acesso ao Ensino Superior

Published

on

Fonte: Pexels
Fonte: Pexels

No dia 14 de abril, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação divulgou o número de vagas no Ensino Superior para o ano letivo 2024/25. No total são 55 mil e 166 vagas, mais 158 do que no ano passado, atingindo um novo máximo histórico.

 

Tal como no ano passado, o Governo anunciou a distribuição de vagas por curso a três meses da fase inicial de candidaturas. 

A oferta do Ensino Superior Público contempla 114 licenciaturas e mestrados integrados, de acordo com a lista disponibilizada pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI).

As instituições de Ensino Superior Público que têm mais lugares disponíveis, face ao ano anterior, no Regime Geral de Acesso são o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), o Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) e a Universidade do Porto (UP).

 

Número de vagas na Academia do Porto

Universidade do Porto

A UP dispõe de 4.714 vagas no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, mais 70 do que em 2023/24, e encontra-se no top três de instituições que mais ingressos oferecem aos estudantes no próximo ano letivo. Este aumento deve-se principalmente à abertura de 35 vagas de um novo curso na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) – a licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica.

De um modo geral, a UP disponibiliza  52 licenciaturas e 6 mestrados integrados, sendo que os cursos que ampliam a oferta de vagas são apenas seis: 

  • Licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica (FMUP): 35
  • Licenciatura em Bioinformática (FCUP): +5
  • Licenciatura em Línguas e Relações Internacionais (FLUP): +2
  • Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial (FEUP): +1
  • Licenciatura em Ciências da Comunicação (FLUP): +1
  • Mestrado Integrado em Arquitetura (FAUP): +1
Instituto Politécnico do Porto

Relativamente ao Instituto Politécnico do Porto (IPP), estão disponíveis mais 15 vagas que se concentram nos seguintes cursos:

  • Licenciatura em Educação Básica (ESE): +9
  • Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial (ISEP): +4
  • Licenciatura em Saúde Digital (ESS): +2

 

Cursos com mais e menos oferta

Na Universidade do Porto, os cursos que dispõem de maior oferta são Engenharia Informática e Computação (FEUP), Medicina (FMUP), Engenharia Eletrotécnica e Computadores (FEUP), Engenharia Mecânica (FEUP), Economia (FEP) e Gestão (FEP), entre as 208 e 284 vagas.  Relativamente ao Instituto Politécnico, as licenciaturas que apresentam mais vagas são Contabilidade e Administração (ISCAP) e Engenharia Informática (ISEP), com 215 e 201 vagas, respetivamente.

Por outro lado, na UP os cursos que poderão receber menos alunos  são Engenharia de Minas e Geo-Ambiente (FEUP), Engenharia Agronómica (FEUP) e Engenharia Geoespacial (FEUP), a registarem menos de 25 vagas. No IPP, os cursos de Saúde Digital (ESS) e Solicitadoria em regime pós-laboral (ESTG) registam disponibilidade inferior a 20 ingressos.

 

O prazo para apresentar a candidatura à primeira fase do Concurso Nacional de Acesso decorre de 22 de julho até 5 de agosto. Já para os candidatos ao contingente, para emigrantes e candidatos com pedido de substituição de provas de ingresso por exames estrangeiros, o prazo inicia-se no mesmo dia, mas decorre apenas até 29 de julho.

Para obter informações sobre os cursos, respetivas vagas do próximo ano letivo e a nota do último colocado no ano letivo 2023/24, consulte aqui a lista completa

 

Artigo escrito por: Mariana Dias

Editado por: Ana Pinto, Inês Miranda e Joana Monteiro