Connect with us

Educação

DE PIXEL EM PIXEL PARA UMA ESCOLA MELHOR

Published

on

A fotografia que ilustra o site da Palankinha ganha mais um pixel a cada euro doado à causa. A imagem dos alunos da escola faz-se acompanhar por um pedido de donativos.

A APDES compromete-se a “fazer escola” através da Escola da Palankinha para dar “um futuro melhor” aos milhares de crianças angolanas. “Educar Pixel a Pixel” é o nome da campanha que pretende financiar obras no espaço de ensino.

Esta é a segunda fase de requalificação e ocupar-se-á da construção de casas de banho e de um campo de jogos, bem como do apoio à formação de mais professores.

O projeto da Escola da Palankinha vem combater a carência local de educação detetada em 2008. O bairro da Capalanka conta com 120 mil moradores, dos quais cerca de metade com idades inferiores a 15 anos, mas tem apenas quatro escolas primárias no ativo.

A primeira fase de requalificação da APDES dotou a escola de mais salas e melhores condições, de uma biblioteca aberta a todos e também se ocupou do apoio à formação de professores.

O objetivo da APDES não se limita à Escola da Palankinha. A APDES pretende replicar a iniciativa por Capalanka, o bairro angolano em Viana, província de Luanda.

A APDES tem somado vários apoios e já venceu alguns prémios, como o Energy Globe National Award 2016 e o prémio da Habitar Portugal, na categoria de Obras no Estrangeiro.

O Ministério da Educação de Angola, a Open Society Initiative of Southern Africa (OSISA) e a Embaixada do Japão em Angola são algumas instituições que apoiam a causa.

O modelo foi inspirado na Escola da Ponte, em Santo Tirso, e pretende-se que seja replicado.