Connect with us

Educação

Colocações no ensino superior: UP mantém-se em destaque na 2ª fase

Published

on

Na 2ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior estavam disponíveis 9.952 vagas, acrescidas de 2.071 vagas libertadas por estudantes que foram recolocados durante a 2ª fase e 103 vagas adicionais. Foram colocados 8.190 estudantes, sendo que 76% conseguiram entrar nas primeiras três opções

Deste concurso restaram 3.936 vagas, que irão transitar para a 3ª fase do Concurso Nacional de Acesso, ou para concursos especiais e de mudança de instituição/curso.

De acordo com informação disponibilizada pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES), nesta 2ª fase, foram a concurso 20.399 candidatos, dos quais se destacam 7.314 candidatos colocados na 1ª fase e que se matricularam e 6.575 candidatos à 1ª fase que não ficaram colocados.

A nível nacional, as Instituições de Ensino Superior com o maior número de vagas sobrantes após esta ronda de colocações são no interior:  os Institutos Politécnicos de Bragança (773),  de Viseu (373), da Guarda (238) e de Castelo Branco (232). 

Relativamente à Academia do Porto, na Universidade do Porto e no Instituto Politécnico do Porto, apenas 54 e 21 vagas ficaram por preencher, respetivamente.

Universidade do Porto lidera 2ª fase de colocações

Nesta 2ª fase, a UP tinha inicialmente à disposição 290 vagas, que resultaram das vagas que não foram ocupadas e dos estudantes que não efetivaram inscrição durante a 1ª fase de colocações. Adicionalmente, 75 novos lugares surgiram da recolocação de estudantes no decurso da 2ª fase de candidaturas.

Ficaram colocados 311 estudantes nas licenciaturas e mestrados integrados da UP, resultando em apenas 54 lugares por preencher.

Os cursos com maior número de colocados foram Direito (18), Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (17), Economia e Sociologia (17), Ciências da Educação (16) e Ciências e Tecnologia do Ambiente (14).

Tal como aconteceu na 1ª fase, a UP destacou-se nos cursos com as notas mais altas de ingresso no Ensino Superior. Dos quatro cursos com a nota de acesso mais alta no país, todos acima de 19 valores, três são da U. Porto:

  • Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Medicina (FMUP), com média de entrada do último colocado de 19,43 valores;
  • Mestrado Integrado em Arquitetura na Faculdade de Arquitetura (FAUP), com 19,20 valores;
  • Licenciatura em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes (FBAUP) com 19,10 valores;
  • Licenciatura em Engenharia Aeroespacial no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, com 19,20 valores.

Nas duas fases de candidatura ao Ensino Superior Público, ingressaram 50.767 novos estudantes

As classificações dos últimos colocados na 2ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, podem ser consultadas aqui.

 

Artigo por: Carina Vieira

Editado por: Inês Miranda