Connect with us

Educação

Partilha de hoje, mudança de amanhã: XV Symposium on Bioengineering

Published

on

Imagem: Symposium on Bioengineering

O Symposium on Bioengineering celebra os seus 15 anos numa edição com várias novidades. De 15 a 17 de março, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o evento contará com oradores associados a instituições como a NASA, a ESA, a Universidade da Califórnia e a The Faraday Institution. As inscrições estão abertas, ainda a preços Early Bird.

 

O maior evento português na área da Bioengenharia organizado por estudantes completa agora 15 anos. O slogan “Solving Tomorrow, Today” resume a visão de aproximar a comunidade académica do mundo científico e empresarial, colocando até 500 estudantes em contacto com as inovações científicas mais relevantes para a sociedade moderna. A organização está a cargo do Núcleo de Estudantes de Bioengenharia (NEB-FEUP/ICBAS).

De 15 a 17 de março, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) recebe 24 oradores de todo o mundo, que partilham as inovações mais recentes e interessantes na Engenharia Biológica, Engenharia Biomédica e Bioengenharia Molecular. Estudantes não só da Academia do Porto como de todo o país estão convidados a participar, num evento não só relevante para a Bioengenharia, mas também para a Medicina, a Biologia, e todas as áreas associadas às Ciências da Vida.

 

Programa científico

Os 8 painéis temáticos que compõem este evento refletem a multidisciplinaridade da área e contam com palestrantes cuidadosamente selecionados de instituições reconhecidas além-fronteiras. Cada painel é seguido de um debate entre os palestrantes respetivos e um moderador, para o qual o público contribui com questões e votos.

Alguns nomes em destaque e os temas de investigação que vêm partilhar são:

  • Dr. Ramon Botigelli (Universidade da Califórnia, EUA): In Vitro Gametogenesis, uma técnica na vanguarda da Reprodução Medicamente Assistida;
  • Dr. Chong Li (Instituto de Biotecnologia Molecular em Viena, Áustria): uso de organoides – órgãos cultivados em laboratório – do cérebro para estudar distúrbios do neurodesenvolvimento, como o autismo;
  • Dr. Sudhakar Rajulu (National Aeronautics and Space Administration (NASA), EUA): Biomecânica no espaço;
  • Dr.ª Darla Goeres (Universidade de Montana, EUA): especialista em biofilmes na indústria, saúde e espaço, traz à reflexão a ética em Bioengenharia;
  • Virginia Echavarri-Bravo (The Faraday Institution, Reino Unido): biorremediação de lítio das baterias de carros elétricos recorrendo a bactérias.

Em declarações ao JUP, Inês Calmeiro, vice-presidente do NEB-FEUP/ICBAS, explica: “Os oradores que trazemos ao evento são resultado de muita pesquisa e paixão sobre os temas que são abordados todos os anos (…). Chegar ao fim com os painéis de excelência que têm sido apresentados é verdadeiramente um motivo de orgulho para o núcleo.”

Programa social e outras envolventes

Além do programa científico, o Symposium on Bioengineering conta com vários momentos destinados ao contacto com oradores e ao convívio com os participantes, tais como sessões de speed networking, coffee breaks, um jantar social e dinâmicas que permitem conhecer a FEUP.  Além disso, o primeiro dia de evento (sexta-feira) é exclusivamente ocupado com uma variedade de workshops, tanto direcionados às aplicabilidades da Bioengenharia como transversais ou lúdicos, assim como visitas a empresas e institutos de investigação.

O evento abrange ainda um concurso de pitch científico – o Science Under 5’ – no qual os estudantes são desafiados a apresentar em 5 minutos um trabalho de investigação que acompanharam ou desenvolveram, com prémios monetários para os três primeiros lugares.

O foco em sustentabilidade

Na XV edição do Symposium, pretende-se criar um precedente, através de um conjunto de medidas para tornar esta a edição mais sustentável até à data. “O foco na sustentabilidade é fruto de um sentimento de responsabilidade partilhado pelos membros do núcleo”, partilha Inês. “É muitas vezes pedido aos jovens que liderem a concretização de objetivos de sustentabilidade e, efetivamente, acreditamos que faz sentido um núcleo como o NEB ter presente certas políticas num evento da dimensão do Symposium, que facilmente gera uma grande pegada ecológica.”

Cada edição do evento está associada ao apoio monetário de uma causa solidária. Neste mote de sustentabilidade, a associação apoiada pela XV edição é a VERDEAssociação para a Conservação Integrada da Natureza.

 

Mais informações estão disponíveis nas redes sociais do Symposium on Bioengineering (Instagram, Facebook e LinkedIn) e no website oficial. As inscrições podem ser feitas nesta página até dia 7 de março, mas os preços especiais Early Bird podem ser aproveitados apenas até dia 24 de fevereiro.

 

Artigo por: Ana Pinto

Editado por: Joana Monteiro e Inês Miranda