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Educação

ESTUDANTE DA UP É SEMI-FINALISTA EM CONCURSO MUNDIAL DE DESIGN DE PRODUTO

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Symbiosis: um jogo que permite tratar de uma planta

O Symbiosis funciona como um purificador de ar, mas, ao mesmo tempo, através de projeções de hologramas tridimensionais, são desenvolvidas interações entre utilizadores, com ambientes gerados aleatoriamente, pequenas tarefas e jogos.

O objetivo é monitorizar a saúde de uma planta, que nascerá a partir de uma das cinco sementes que vêm junto com o produto, onde também é possível conectar com ambientes gerados por outros utilizadores. “Ao cuidar da semente plantada, o utilizador está a fortalecer a árvore-mãe”, ” responsável pelo equilíbrio do mundo virtual” – explica João Brito. Por sua vez, a árvore-mãe “traz cor e nova vida ao mundo virtual.” Cada uma das sementes “oferece um tipo de universo diferente a nível visual e funcional”.

Inspirado em designers, videojogos e no primo mais novo, João espera com este projeto criar um ambiente mais saudável dentro das casas, ajudar na comunicação das famílias e na educação das crianças, através, por exemplo, do sentido de responsabilidade ao ter de cuidar da planta e melhorar a postura corporal das crianças ao jogar.

O próximo passo do projeto Symbiosis é a execução física, algo que João vê como uma questão de dinheiro e de tempo, “ainda que seja uma mera representação de um futuro distante”.

Um projeto que mostra a importância de ser proativo

Aos 20 anos, João Brito, já esteve em primeiro, mas, agora, encontra-se em terceiro lugar na terceira de 4 fases da nomeação e perspetiva ganhar porque prometeu “a um certo miúdo que um dia ele ia ser o primeiro cliente. E não se pode desistir assim duma promessa”.

João acredita que esta nomeação “representa mais uma oportunidade para abrir os olhos do mundo e do universo do design ao potencial de estudantes portugueses e de iniciativas locais” e que “mostra ainda a importância de ser proativo quando é necessário agarrar oportunidades que nos são colocadas por empresas de renome como a Electrolux”.

Quanto ao futuro de João Brito, este refere que “já quis ser piloto, astronauta, artista ou game developer” e hoje encontra-se “indeciso entre design de produto, design automóvel, ou concetual”, entre muitas outras áreas que sempre o motivaram. João diz ainda que “este concurso ofereceu-me um conjunto de oportunidades que não sei para onde me vão levar, mas se tudo der errado acho que ainda vou a tempo de ser astronauta”.

Um concurso debruçado em Design

Este concurso (“Electrolux Design Lab”), cujo público-alvo são alunos graduados ou não em Design, é promovido pela empresa sueca de eletrodomésticos, Eletrolux e já acontece desde 2003 com temáticas anuais, como, vida sustentável e alimentação saudável.

Este ano, o tema está relacionado com o “desenvolvimento saudável das crianças, tendo especial atenção ao valor de envolvimento e conectividade, quer seja no núcleo familiar, ou numa esfera social”. O objetivo é desenvolver um projeto, inserido na categoria de “Cozinhar”, “Purificador de ar”, ou “Cuidados de Tecido”, que esteja relacionado com as tarefas domésticas, inovador e que levante questões sobre o futuro do Design.

As votações encerram a 14 de setembro e os prémios para o vencedor do concurso são de 10 000€, mais 6 meses de internship pago num centro da Eletrolux global design. Para mais informações acerca do concurso, podes consultar o seu site.

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