Connect with us

Artigo de Opinião

O ECLIPSE TOTAL É NA LISTA VIP DA AT

Published

on

Diogo Rodrigues da Silva

Diogo Rodrigues da Silva

A Administração Tributária (AT) tem vindo a preparar uma lista: a famosa lista VIP. Estranho eu que ninguém me tenha convidado para a integrar… Certo é que houve uns poucos cujos nomes nela figuravam. Chamaram-lhes VIP´s, mas parece que o resto do “Zé povinho” lhes chamava políticos. Mera coincidência por certo.

No estado em que estamos, realmente acredito que quando se fale de uma “very important person” estejamos a falar de um político, mas também não iria tão longe. Quantos de nós nunca ouvimos de tanta gente que somos “tão importantes”? Isso para mim é ser VIP. Mais digo, e porque hoje me sinto magnânimo, que somos todos VIP. Então, porque raio não poderíamos integrar essa lista? Estou até capaz de dizer que nessa lista devíamos ser 10 Milhões. Mas quem sou eu para falar? Eu que apenas leio esse livrinho chamado Constituição da República Portuguesa de vez em quando… Quem sou eu…

Confesso que neste momento o que me preocupa mesmo, e dado o histórico de desaparecimento de determinados documentos das contas do estado, é que estes vanguardistas criadores de listas possam padecer de uma estranha, mas sublime, fraqueza nos braços e largar, por acidente, durante o eclipse que se avizinha, umas listas em alguma das belas praias lisboetas enquanto tentam encontrar um daqueles submarinos que nos chegaram da Alemanha e que ainda hoje não se sabe porque não vêm à tona…

Adequada foi também a explicação dada para a criação desta bela lista VIP. Parece que existiam uns benfeitores que estavam em grandes dificuldades financeiras e precisavam que o Estado os ajudasse na sua otimização fiscal. Trocando por miúdos. O Estado, imbuído desse seu mais do que regular espírito altruísta, decidiu ajudar estes senhores com poucos rendimentos a poupar nos impostos. O problema que entretanto surgiu foi que a lista VIP tinha muita gente pobrezinha com nomes parecidos com gente muito conhecida. Havia de coelhos a portas, secretários de estado. Ups… Todos pobrezinhos, insisto eu.

Os ricos ficaram consternados com o seu desconhecimento de causa da criação da lista. Dizem que há um espaço cinzento na lei para a criação destas listas. E eu acredito. Acredito mesmo. Vocês não? Estranhos estes grãos de areia que não me saem dos olhos hoje…

Save

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *