Connect with us

Sociedade

VO.U. à Conversa: “Não quebres o ciclo, agarra esta oportunidade”

Published

on

A FEUP foi, desta vez, o palco das atividades da iniciativa “VO.U. à Conversa”. Depois de um ano, o espírito do voluntariado marcou o dia 22 de abril, com várias atividades de reflexão com o mote: “Não quebres o ciclo, agarra esta oportunidade”. Todos os membros da comunidade académica com vontade ou interesse em fazer voluntariado, tiveram oportunidade de participar. 

Foto: Nádia Neto

A Associação de Voluntariado Universitário do Porto (VO.U.) é uma associação, sem fins lucrativos, que, desde 2008, procura mobilizar, formar e integrar voluntários, principalmente estudantes  do ensino superior,  em projetos de solidariedade social. Atualmente, apresenta projetos que se inserem em três planos: plano Vida, plano Ponte e plano Mundo. O plano Vida promove a saúde, bem-estar animal e defesa da natureza. Já o plano Ponte, favorece o acompanhamento social e, por último, o plano Mundo proporciona a consciencialização sobre os Direitos Humanos e temáticas globais. Além disso, proporciona voluntariado, a nível internacional. 

Assim, a VO.U. quis, através desta iniciativa, aproximar-se das pessoas. Lúcia Silva, Presidente da “VO.U.”, afirma ao JUP que “esta iniciativa é mais uma oportunidade para as pessoas perceberem o próximo passo para fazerem voluntariado”. 

Desta forma, o objetivo é “consciencializar as pessoas, mas também inspira-las e tentar fazê-las perceber de que forma podem contribuir para a mudança e fazer parte da solução”, explicou Lúcia Silva. “O que queremos é a consciência e inspiração das pessoas”, completou. 

Atualmente, a VO.U. tem cerca de 700 voluntários ativos nos vários projetos e núcleos
Foto: Nádia Neto

Para tal, reinventou-se e trouxe temas atuais para cima da mesa, nas diversas atividades. A iniciativa começou com sessões plenárias, nomeadamente, sobre o voluntariado de guerra. 

Ângelo Ferreira, fundador do “Human Project”, foi um dos oradores que abordou o tema do voluntariado em contexto de guerra e a realidade do terreno. Quando a guerra da Ucrânia começou, há cerca de um ano, juntou-se a um grupo de amigos e decidiram partir para a Ucrânia e ajudar na assistência e resgate de refugiados, acolhendo-os na Alemanha. 

Durante a sessão, Ângelo Ferreira explicou que “o que começou por ser uma viagem acabou por se tornar um investimento de 130 mil euros” que já conseguiu ajudar mais de 2500 pessoas da Ucrânia, Síria e Turquia. Para além da partilha da experiência, apresentou o mais recente projeto “#Change” que é um movimento internacional de estudantes, dentro das universidades, uma vez que considera que os estudantes “são a voz mais importante da sociedade”. Sendo assim, um convite a toda a comunidade académica para juntar-se na missão e fazer parte da mudança. 

Foto: Nádia Neto

O grande destaque da iniciativa foram os workshops de defesa pessoal, primeiros socorros psicológicos, terapia assistida por animais, sentir a música através do movimento e, por fim, empreendedorismo social. A programação contou, ainda, com cincos sessões paralelas, particularmente, sobre o impacto social, moda e sustentabilidade, entre outros temas.

Esta edição do “VO.U. à Conversa” terminou com uma mesa redonda sobre o lugar do voluntariado, com a participação dos oradores Tomás Magalhães, fundador da Kolkata Relief, Regina Caldeira, da direção das GASPORTO, e Ana Maria Santos. 

 

Escrito por: Nádia Neto
Revisão por: Carina Seabra
Fotos: Nádia Neto