Connect with us

Educação

Queima das Fitas do Porto na sua 102ª edição

Published

on

Fotografia por: Ana Leonor Quinta

Entre os dias 4 e 11 de abril, a Queima das Fitas volta à cidade do Porto. Com a organização da Federação Académica do Porto, o Queimódromo volta a encher-se de gente e de música, para celebrar a edição de 2024.

 

A Queima das Fitas tem origem na “Festa da Pasta”. No ano de 1920, estudantes finalistas da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) resolveram comemorar a passagem da pasta aos estudantes do quarto ano. Nesse ano, surgiu também o Baile de Gala. Já o nome “Queima das Fitas” apareceu vinte e três anos depois, em 1943, quando as celebrações se estenderam a todas as faculdades.

Esta comemoração não se manteve sempre ativa, nem se realizou sempre dos mesmos modos. Enfrentou, por exemplo, uma suspensão entre 1971 e 1977, por motivos políticos. Só seria retomada em 1978.

Na atualidade, é uma das maiores celebrações da cidade que junta os portuenses e os estudantes num número superior a 400 000 (dados da edição 2023).

 

Eventos académicos e cartaz do Queimódromo

Na sua 102ª edição, a semana académica é marcada pela Monumental Serenata (que assinala o começo), pela Missa das Pastas (presidida por D. Manuel Linda), pelo Baile de Gala e pelo Cortejo Académico. Outros pontos de relevo são: o XXV Encontro de Coros da Academia do Porto, o Concerto Promenade, o XXXV Festival Ibérico de Tunas Académicas, o Chá Dançante e o Sarau Cultural.

O Dia da Beneficência, que tem por base a recolha de donativos para causas sociais, e um Rally Paper, cujo o objetivo é explorar o património cultural da cidade, são algumas atividades que integram também a semana.

E, se os momentos simbólicos atraem gente e energia, os palcos musicais também. Os nomes confirmados foram chegando, semana após semana, e atualmente já se conhece o cartaz definitivo:

  • Dia 4 (Sábado) – Richie Campbell e Bispo
  • Dia 5 (Domingo) – Slow J, Van Zee e Vencedor Concurso Bandas de Garagem
  • Dia 6 (Segunda-Feira) – Wet Bed Gang e Fernando Daniel
  • Dia 7 (Terça-Feira) – Quim Barreiros e Rosinha
  • Dia 8 (Quarta-Feira) – Matuê e Mizzy Miles & Friends
  • Dia 9 (Quinta-Feira) – Dillaz, Lon3r Johny e Vencedor Concurso DJ
  • Dia 10 (Sexta-Feira) – The Script e Mariana Bo e Regula
  • Dia 11 (Sábado) – Bárbara Bandeira, Ivandro e Hybrid Theory

Atualmente, os passes gerais já se encontram esgotados e os bilhetes começaram a ser trocados pelas pulseiras, desde o dia 10 de abril.

 

Projetos sociais e ambientais no Queimódromo

À semelhança da última edição, a Federação Académica do Porto (FAP) insiste em projetos com preocupações ambientais e sociais. Como tal, ressurgiu o projeto “Barraquinha + Friendly” que se destina às barraquinhas instaladas no Queimódromo. O prémio corresponde ao valor da concessão do espaço e será atribuído à barraca que demonstrar melhor “o seu compromisso com práticas mais sustentáveis, alertando e prevenindo ainda para os comportamentos de risco no Queimódromo”.

A par deste projeto também outro foi reativado, o “X Concurso de Reciclagem da Queima das Fitas do Porto”. Esta segunda iniciativa irá recompensar, num valor de 700 euros, a Associação de Estudantes que recolher mais papel e plástico. Haverá ainda espaço para um segundo classificado que receberá 300 euros.

A fim de “tornar a Queima das Fitas do Porto um espaço mais seguro para todos/as”, a Comissão de Prevenção de Comportamentos de Risco (PCR) irá atuar a três níveis: consciencialização para a violência de género/sexual, redução do consumo de álcool ou drogas e intervenção em crise. Os colaboradores serão estudantes de Psicologia e de outras áreas da saúde.

Existirá ainda uma Comissão de Apoio Clínico, composta por estudantes de Enfermagem, que ficarão encarregues de fazer “a identificação, sinalização e resolução clínica de todos os casos que careçam de cuidados de saúde”, como esclarece a FAP.

Arranca hoje a festa que movimenta 28 milhões euros, segundo o estudo levado a cabo pelos Professores Paulo Mota e Rui Henrique Alves.

 

Para acompanhar as atualizações ou novidades da Queima das Fitas do Porto 2024, consulte as redes sociais da FAP: Instagram, Facebook e Linkedin

 

Artigo por: Gabriel Santos

Editado por: Ana Pinto e Inês Miranda