Connect with us

Sociedade

CULTURA (CONTINUA) EM EXPANSÃO NO PORTO

Published

on

Inserido no programa do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto “Cultura em Expansão” e numa parceria com a Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo, o ciclo de concertos “Música para os meus ouvidos”, é assegurado pela participação de alunos da licenciatura em Música da ESMAE, que apresentam o trabalho realizado no âmbito da unidade curricular de Música de Câmara.

No concerto do passado domingo estiveram presentes o Quarteto de Cordas da ESMAE OBLIVIUM, que tocou duas peças, uma de Franz Schubert e uma segunda de Wolfgang Mozart, e o Quarteto de Cordas SFOURZATO, que tocou uma peça também de Mozart. Ambas as atuações foram muito aplaudidas e no final a maior parte das pessoas presentes, desde famílias aos mais velhos, levantou-se para bater palmas.

Com uma audiência de cerca 80 pessoas, o concerto foi antecedido por uma breve introdução de Guilherme Blanc, adjunto do Vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto. Começou por explicar o conceito do projeto, referiu a importância da parceria com a ESMAE e a intenção de levar este tipo de artes a outros públicos, nomeadamente, aos bairros sociais. Por fim apelou a que o público presente divulgasse este tipo de eventos de modo a que o projeto consiga crescer.

“Temos tido uma adesão gradual do público” disse-nos Joana Ferreira, produtora do Cultura em Expansão. A responsável do projeto referiu que a iniciativa está a crescer, mas que é um trabalho constante. Acrescentou ainda que o objetivo é levar o público do centro da cidade a deslocar-se aos bairros sociais, de modo a que todos sejam alcançados e não seja sempre a população residente nos bairros a ter que se deslocar para o centro. Joana Ferreira referiu que a partir da experiência do ano passado decidiram que era necessário continuar a apostar no projeto, sendo que, este ano, o mesmo conta com mais atividades.

O Cultura em Expansão começou em 2014, com o programa de arte em bairros sociais e áreas socialmente fragilizadas do Porto. Esta segunda edição do projeto decorre em Aldoar, Bonfim, Bouça, Cerco, Ilha da Bela Vista, Pasteleira e São Vitor e só termina em dezembro. Conta com projetos nas áreas da música, dança, poesia, cinema, literatura, performance e teatro e iniciativas educativas e participativas.

Tem uma presença regular em bairros específicos, como os concertos no auditório do Centro Paroquial de Aldoar e, em paralelo, iniciativas como o projeto “Oupa!”, com a formação em música, vídeo e escrita no Bairro do Cerco com a rapper Capicua e André Tentugal (We Trust) e o projeto “Nove e Meia” de formação cineclubística feito por Regina Guimarães.

Os próximos eventos do Cultura em Expansão são no dia 5 de julho, às 17h, no Teatro Municipal Rivoli com a performance final do projeto “Oupa!” e no dia 12 de julho, às 17h, no auditório do Centro Paroquial de Aldoar, com mais um concerto do ciclo “Música para os meus ouvidos”. A entrada é gratuita.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *