Connect with us

Sociedade

MERCADO DO FADO DEU VIDA A CEDOFEITA

Published

on

Cedofeita Viva é o nome do projeto de intervenção comunitária promovido pelo ISCET, Instituto Superior das Ciências Empresariais e do Turismo, que conta com o apoio de instituições como a Porto Lazer, a ACECE, Associação de Comerciantes e Empresários de Cedofeita, e a própria Câmara Municipal do Porto. Os seus objetivos apontam para a dinamização da comunidade que envolve o instituto e é nesse sentido que se empenham voluntariamente muitos estudantes da licenciatura em Marketing e Publicidade. Desde 2012, ano de criação do projeto, têm sido realizadas exposições, eventos e estudos que trazem uma nova força à zona de Cedofeita, nomeadamente no plano cultural, comercial, de animação e lazer, e de valorização do património edificado e histórico.

Durante este sábado, realizou-se um mercado temático alusivo ao Fado que contou com apoios específicos de entidades como o Museu do Fado, os Xailes de Portugal, a Rádio SIM e projetos de restauração urbana como o Porto Paralelo. Esta iniciativa surge, também, no contexto da decorrente comemoração do Dia Nacional dos Centros Históricos. Ao longo do dia, montaram as suas bancas pelas ruas de Cedofeita cerca de 170 vendedores e ouviu-se o Fado na voz de artistas como Nélson Duarte, José Carvalho e Sandra Cristina e de grupos como os Fado Diferente, os Fado em Si Bemol e o Grupo de Fados da Faculdade de Engenharia. O plano contou ainda com jogos tradicionais, leitura de poemas e um tour histórico de inscrição prévia através da página do Facebook intitulado “Porto das Invasões Francesas”. A afluência a este passeio excedeu as expectativas, pelo que os lugares disponíveis foram ocupados nas seis primeiras horas de abertura das listas.

O coordenador deste projeto e professor do ISCET, José Magano, mostrou-se satisfeito com o resultado de todo o trabalho desenvolvido por si e pelos seus alunos e colaboradores e promete iniciativas do género no futuro. Os passos desta organização podem ser seguidos ativamente através da sua página, disponível no Facebook.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *