Connect with us

Ciência e Saúde

Ferramentas de Inteligência Artificial – Parte 1

Published

on

A inteligência artificial tem-se tornado um aliado útil na vida académica com grande potencial para a utilização em ambiente académico. Foram criadas várias ferramentas que utilizam esta nova tecnologia para tornar mais simples tarefas diárias na vida de um estudante. Estas oferecem serviços, não só para a execução de trabalhos académicos, mas também como ferramentas de organização no dia a dia e auxílio na otimização da aprendizagem. 

Nesta primeira parte sugerem-se 4 ferramentas de IA direcionadas à produção de trabalhos escritos e pesquisa capazes de auxiliar os estudantes na sua vida diária.

 

Fonte: Grammarly

Grammarly

O Grammarly é uma ferramenta eletrónica que age como um corretor ortográfico e verificador de gramática. Contudo, de forma diferente dos corretores a que estamos habituados, o Grammarly corrige e sugere modificações ao texto de acordo com o tom que se pretende transmitir e o sentido da frase.

Neste serviço é possível ter a ajuda, em tempo real,  de um corretor de ortografia, pontuação e ainda obter sugestões de estruturação das frases. Para isto, a app baseia-se num dataset de linguagem natural, treinado com a ajuda de humanos para gerar frases que se pareçam ao máximo com a produção humana de modo conciso e eficiente.

Um dos pontos fortes desta aplicação é a sua integração com programas como o Word, Google Docs, Notion ou outros editores de texto, assim como várias ferramentas de e-mail e redes sociais.

Existem várias opções de planos, sendo que o gratuito é o mais simples e contém apenas recursos básicos a nível de deteção de tom, clareza da escrita e correção de ortografia e gramática.

O plano Premium apresenta mais funcionalidades nestas áreas, nomeadamente a gestão do tom do texto e deteção de plágio.  

A nova ferramenta, GrammarlyGo, também paga, permite ainda que todo o texto seja gerado pela IA, partindo apenas de uma indicação, ou prompt, selecionada pelo utilizador. Esta é capaz de compor, reescrever, idealizar e personalizar texto, assim como responder de forma rápida a e-mails.

Apesar de todas as vantagens, o Grammarly apenas se encontra disponível em inglês, limitando a sua utilização em ambiente académico.

 

Fonte: QuillBot

QuillBot

O Quillbot é uma plataforma online com funcionalidades semelhantes ao Grammarly. Também recorre a tecnologia de processamento de linguagem natural,e  é capaz de emitir sugestões de resumo e reescrita, corrigir ortografia e gramática ou mesmo verificar plágio. Existe também a possibilidade de integração no Google Chrome e Word para acompanhamento em tempo real.

Através desta ferramenta é possível gerar uma estrutura para um artigo, post ou relatório académico, sugerida por IA apenas a partir do título ou tema da composição.

O QuillBot contém uma função de tradução para mais de 30 idiomas, entre os quais o português.  Contudo, as restantes funcionalidades não estão ainda disponíveis em português, sendo possível a sua utilização apenas em inglês, alemão ou francês.

O plano livre do QuillBot permite a utilização das suas funcionalidades com limite de palavras processadas e sem a opção de verificação de plágio, sendo que o plano Premium inclui as funcionalidades na sua forma mais completa e com maior capacidade de processamento.

Fonte: Glasp

Glasp

O Glasp é uma extensão para o browser que permite sublinhar porções de texto ao longo da leitura no browser e guardá-las numa conta pessoal ou transferi-las para uma aplicação de apontamentos de forma organizada.

Permite a partilha de notas destacadas em modo de rede social, sendo possível partilhar apontamentos com outros utilizadores e visualizar as atividades destes. A interface social confere aos utilizadores a hipótese de seguir temas de interesse e ver citações pertinentes nessas áreas.

Esta ferramenta permite ainda a obtenção da transcrição de vídeos do Youtube e inclui uma conexão para a interface do ChatGPT, que resume o vídeo automaticamente.

Neste momento, o Glasp ainda se encontra na versão beta mas já pode ser utilizado de modo gratuito através da extensão para o Google Chrome.

Fonte: ConnectedPapers

ConnectedPapers

O ConnectedPapers é uma ferramenta que permite encontrar artigos científicos relacionados com um artigo inicial. A tecnologia utiliza IA para analisar milhões de artigos científicos e identificar possíveis conexões entre eles. 

A partir de um artigo, o programa gera um gráfico em rede de várias publicações que tenham características em comum, como o tema, palavras-chave ou área de investigação. É possível, também, para cada artigo, obter a lista de publicações mais citadas pelos artigos da rede e uma lista de trabalhos publicados que os citam. sugerir

Esta ferramenta pode demonstrar-se útil principalmente numa fase de pesquisa académica como gerador de referências e curador de leitura na produção de trabalhos académicos. 

Existe um plano gratuito que é limitado a cinco gráficos de artigos por mês, com todas as funcionalidades, ou planos pagos com utilização ilimitada.

 

Com estas ferramentas, a produção e análise de literatura conseguem tornar-se mais simples. A inteligência artificial tem-se afirmado como uma poderosa ferramenta nas nossas vidas  mas é importante ressalvar que estas ferramentas podem apresentar erros, pelo que é necessário que a sua utilização seja feita de modo crítico.

 

Na próxima edição, sugerem-se mais quatro ferramentas de AI.

Texto por Maria Amaro. Revisto por Diana Cunha e Joana Silva.