Connect with us

Cultura

“A CENA” VAI ESTAR NO TEATRO CARLOS ALBERTO

Published

on

“A Cena” é uma peça de teatro baseada num texto do dramaturgo francês Valère Novarina e encenada por Renata Portas. Esta é a segunda encenação do texto – a primeira foi em França, em 2003 – e a Páscoa Judaica surge para transmitir a celebração da liberdade do povo judeu do Egito.

A encenadora descreve a peça como “uma comediazinha do crime e da morte”, uma espécie de “ensaio filosófico sobre o que é isto de habitarmos um corpo, do que é sermos Homens e da relação com Deus” em que temas como o suicídio e a traição de Judas são invocados. “Para o Novarina a palavra é música e vice-versa. E portanto há um sentido de musicalidade que eu espero que atravesse o espetáculo quer nos passos, quer no caminhar, quer nos silêncios”, garante.

Os códigos estão presentes ao longo de toda a peça mas Renata Portas garante que “todas as leituras difíceis são prazerosas” e que o público esperado tem a necessidade de se “perder naquele lugar absolutamente mágico que é o teatro, onde podemos suspender o espaço e o tempo”.

A peça vai estar em cena no Teatro Carlos Alberto até dia 19, dia em que, às 16 horas, Valère Novarina vai dar uma conferência. Esta conversa vai ter lugar no teatro e conta também com a presença de Renata Portas, de Isabel Morujão, responsável pela tradução da peça e Nuno Carinhas, diretor artístico do Teatro Carlos Alberto. Até lá, “A Cena” vai subir ao palco de quarta a sábado às 21:30 e no domingo às 16 horas com os bilhetes a custarem entre 10 e 15 euros.