Connect with us

Cultura

UMA VIAGEM NO TEMPO COM O LITERATUS

Published

on

O grupo de fados da Faculdade de Engenharia, o mais antigo da Universidade do Porto, abriu o espetáculo e introduziu a viagem pelo percurso da família Literatus. Aclamado pelo público, o grupo apresentou alguns clássicos do fado universitário.

O auditório da FEUP recebeu o Literatus para um recorrido por dez anos de fados, guitarradas, donzelas e saudade. Várias gerações do grupo pisaram o palco e conduziram o público por um extenso repertório de canções de nomes como Luiz Goes, Carlos Paredes e Zeca Afonso e, até, alguns originais.

No espaço de uma hora e meia, os estudantes sentiram a emoção da canção de Coimbra, que provou, mais uma vez, ser imune ao passar do tempo. O Literatus partilhou as memórias da sua história através de canções com mensagens diversas respeitantes ao amor e à política do país e outras que, sem palavras, permitiram às guitarras ganhar vida própria e falar por si.

Fundadores e membros atuais do grupo de fados da Faculdade de Letras marcaram presença nesta celebração e envergaram o negro com orgulho. Apesar das transformações que ocorreram ao longo desta primeira década, o fado continua a ser uma linguagem universal e cantá-lo é, para os estudantes, tão necessário como tirar um curso.

Os aplausos finais fizeram-se ouvir e celebraram todas as conquistas do Literatus nos dez anos desde a sua fundação, em 2004. O grupo, de capa traçada, prometeu dar continuidade à sua viagem pela canção de Coimbra e pela saudade e, reencontrar-se, assim, com as futuras gerações de estudantes.