Connect with us

Cultura

HÁ VINTE PROJETOS PORTUGUESES EM DESTAQUE NA HOLANDA

Published

on

Best Youth, Rodrigo Leão, Gisela João, The Gift e DJ Ride são os nomes mais sonantes dos vinte artistas e grupos já confirmados. Foram escolhidos pela equipa do Eurosonic a partir de 274 candidaturas, todas portuguesas. A lista final já está completa, como se pode ver no site da Why Portugal.

Estes nomes integram o cartaz do evento que tem espetáculos ao vivo para profissionais da indústria da música mundial e para o público holandês. De 11 a 14 de Janeiro, o objetivo é aumentar redes de contactos: negoceia-se parcerias, promovem-se encontros de trabalho, participa-se em conferências e workshops. Ao todo são 4000 promotores, editores, managers, agentes ou jornalistas que todos os anos se reúnem para descobrir novos talentos e novas oportunidades de negócio.

As reuniões e networking à noite transformam-se num festival. A cidade recebe mais de 300 concertos de artistas de quase 50 nacionalidades.

Marta Ren é a artista convidada deste ano pela Antena 3, através da parceria que a rádio tem com o festival. Ao JUP disse que a ida ao Eurosonic é “uma oportunidade de poder mostrar o meu disco e a minha banda a muita gente, não só holandesa, mas também do resto da Europa”. Como a maior parte dos artistas que vão ao evento, mostrar a sua música “além fronteiras, à maior parte de pessoas possível, é um grande objetivo”. Para o concerto na Holanda, a artista diz que não gosta de criar expectativas, mas promete um concerto “recheado de energia, onde poderão ouvir muito soul e funk clássico”. O facto da edição de este ano ter tantos projetos portugueses é uma motivação para Marta. “Estou feliz também porque tenho muitas bandas amigas a participar e sei que será uma grande festa onde teremos todos muito orgulho uns dos outros”.

A cada ano é escolhido um país para ser o country focus do festival e ter mais artistas a atuar. Na edição deste ano, em Janeiro, estiveram em destaque projetos da Europa do Leste . Agora, é a vez de Portugal mostrar o que melhor se faz cá dentro, lá fora.