Connect with us

Cultura

PORTUGUESES A CAMINHO DOS ÓSCARES

Published

on

“Feral” é o nome da curta-metragem de 12 minutos do português Daniel Sousa, que esteve nomeada para os Óscares 2014 na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação e que conta a história de uma criança selvagem que cresceu num bosque e se tenta adaptar à civilização depois de ter sido lá encontrada.

Na passada noite de domingo Daniel Sousa marcou presença em Los Angeles na sequência desta nomeação e esteve quase a ser o primeiro português a ganhar um Óscar. O prémio foi para a curta-metragem de animação “Mr.Hublot” de Laurent Witz. Com raízes cabo-verdianas, Daniel Sousa viveu em Portugal até 1986, tendo-se mudado para os EUA onde estudou Design na Rhode Island School.

Esta nomeação é o culminar de uma onda de nomeações e conquista de prémios como o prémio da RTP2 “Onda Curta”, na edição de 2012 do Cinanima e três distinções no Festival de Annecy em 2013.

Pela pré-nomeação ficaram-se o músico Rodrigo Leão que concorria ao óscar de Melhor Banda Sonora Original no filme “O Mordomo” e o filme “As Linhas de Wellington” que era candidato à categoria de Melhor Filme Estrangeiro.