Connect with us

Cultura

FANTASPORTO: A ANTESTREIA MUNDIAL DE ADVERSE

Published

on

Os autores do filme “ADVERSE” viajaram 15 horas para, dois anos depois, voltarem ao Fantasporto para a antestreia mundial do filme. Salientaram o privilégio e honra que sentem ao marcarem presença no festival e admitem estar orgulhosos do trabalho desenvolvido.

O filme, realizado por Brian A. Metcalf, retrata a história de um irmão que procura proteger a irmã mais nova – uma jovem rebelde, que, em conjunto com o namorado, se envolve em negócios perigosos, que o levam a infiltrar-se num grupo criminoso.

A intensidade sonora, as cores e os planos do filme provocam a sensação imersiva de que estamos a viver a ação, lado a lado com as personagens. A responsabilidade, os princípios humanos e as consequências dos nossos atos são algumas das temáticas abordadas.

Ainda antes da projeção, o Grande Auditório do Teatro Rivoli, repleto de público internacional, transbordava curiosade e expectativa. Beatriz Pacheco Pereira subiu a palco e dirigiu algumas palavras. A fundadora do Fantasporto centrou-se na identidade do festival e espera que este continue a existir enquanto a cidade e o país existirem. Sublinho que, neste momento, a prioridade é que as pessoas gostem desta edição.

A independência, a exigência e o rigor são características que diferenciam o festival e que lhe atribuem credibilidade e respeito.

“Não é um festival só de cinema, é um festival de cultura.”

O evento destaca-se pela oportunidade que dá aos realizadores de exporem os seus filmes, o que se traduz numa descoberta de novos talentos. De relembrar que já passaram entidades como Quentin Tarantino e James Cameron.

Beatriz Pacheco Pereira acredita que o prestígio adquirido por este espetáculo cinematrográfico, atribui uma responsabilidade ainda maior a todos os patrocinadores e expõe a necessidade de angariar mais. Apela para que o investimentos nacionais se distanciam apenas do futebol e dos festivais de rock.

Os filmes que são expostos são diversificados – desde tragédias a comédias. Filmes que vão mexer com cada pessoa que se senta para os admirar. Há muito por onde escolher. E a atualidade social da corrupção, do ambiente e da luta contra o radicalismo está patente em várias obras.

O homenageado deste ano é o realizador galês Julian Richards, que também marcou presença na antestreia do filme “ADVERSE”.

O Fantasporto é um dos festivais internacionais de cinema mais prestigiados a nível mundial. São 13 dias de loucura para os amantes de cinema, que começaram dia 25 de fevereiro e se prolongam até dia 8 de março.

Artigo da autoria de Mariana Vilas Boas