Connect with us

Cultura

FOR PETE SAKE E PELA NOSSA TAMBÉM

Published

on

Quem olha para o cartaz do Fusing Culture Experience não pode ficar alheio à visível aposta em projetos nacionais. Os For Pete Sake são um dos nomes que figuram o Palco Fusing, no dia 14 de agosto, às 21 horas.

Não é há muito tempo que a banda, composta por seis elementos, anda por palcos de festivais. O salto de pequenos concertos para atuações com um público mais alargado foi recente e exerceu grandes mudanças na sua rotina: “Nós tínhamos alguma noção de que iria ser uma experiência exigente tocar num palco grande, no que toca a material, equipas e horários, mas preparámo-nos bem e estamos contentes com o resultado. Acima de tudo felizes pelo privilégio de tocar para tantas pessoas!”. No passado mês de Julho, dois dos maiores festivais portugueses, o NOS Alive e o Super Bock Super Rock,  enquadraram For Pete Sake no seu conceituado reportório de artistas.

Foi o vocalista Pedro que esteve presente na génese do grupo, acabando por expandir o seu projeto a solo para a banda que hoje conhecemos. O nome, homónimo nos dois projetos, manteve-se: “foi unânime a decisão”, afirmam.

Quanto a um estilo que defina a sua música, o indie rock não chega para a caracterizar, o folk também não, nem o pop; uma mistura dos três talvez explique melhor a sua sonoridade. Contudo, a restrição a um determinado estilo não é algo que lhes ocupe a cabeça no momento da composição. “É difícil manter um só género musical enquanto compomos canções. Nós somos movidos por tantas influências, que muitas vezes simplesmente nos deixamos levar. Mas não é só isso que nos influencia a compor. As diferentes fases de vida que vamos vivendo refletem-se na nossa música, e essa será sempre a nossa identidade enquanto artistas. O que vai cá dentro.

Não alheios à “nova geração da música nacional”, os For Pete Sake não negam influências de nomes como os Capitão Fausto, de quem são amigos, ou como os Memória de Peixe, We trust, You Can´t Win Charlie Brown, Orelha Negra, Cais Sodré Funk Connection, JUBA e Diabo na Cruz. “É incrível a quantidade de música boa a ser feita hoje em dia em Portugal. Ficamos muito felizes por surgirmos neste panorama.” No meio internacional, adorariam partilhar o palco com os australianos Tame Impala.

O seu single “Got Soul” é a música que acompanha a publicidade da EDP e, indiscutivelmente, o tema ao qual o público mais reage. Mas o medo de ficarem presos num só single não os assusta: “Ficamos muito felizes que o tema tenha «caído bem no ouvido». Ao mesmo tempo, sentimos cada vez mais que o publico gosta das nossas canções em geral, e não só, da nossa postura ao vivo também.” Uma das razões que podem explicar o crescente apreço que o público tem pela banda pode ser justificado pela genuinidade de que se presam quando dão um concerto: “Somos nós. Sempre, com tudo o que temos”.