Connect with us

Educação

Inquérito EUROSTUDENT VIII: aberta a participação de estudantes do Ensino Superior português

Published

on

Foto: Bárbara Pedrosa

Está aberta a possibilidade de participação dos estudantes do Ensino Superior português no inquérito EUROSTUDENT VIII, enquadrado num projeto europeu que visa avaliar e comparar as condições de vida e estudo nos diferentes países participantes.

 

A Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) anunciou, no passado dia 18 de maio, a abertura do Inquérito aos Estudantes – EUROSTUDENT VIII. Neste inquérito, os estudantes no Ensino Superior português são convidados a dar o seu testemunho sobre diferentes aspetos da sua vida pessoal e académica.

Segundo o comunicado divulgado, o objetivo do inquérito, que se enquadra num projeto internacional, é “analisar e comparar a evolução das condições de vida dos estudantes do ensino superior no espaço europeu”.

A DGES apela à participação de todos os estudantes, garantindo a anonimidade e confidencialidade das respostas recolhidas. O preenchimento do inquérito tem uma duração estimada de 20 minutos.

EUROSTUDENT: projeto e objetivos principais

Esta será a 6ª participação de Portugal no EUROSTUDENT, um projeto europeu que visa recolher, de forma regular, dados comparativos sobre os estudantes de diversos países, incluindo uma caracterização sociodemográfica da população estudantil, o seu contexto socioeconómico, percursos até e dentro do Ensino Superior, e aspetos relacionados com a mobilidade. Outros tópicos abordados incluem situação habitacional, custos associados à frequência do Ensino Superior ou gestão do tempo semanal.

Os principais objetivos passam por ajudar no estabelecimento de estruturas nacionais de monitorização do Ensino Superior, estabelecer uma base de dados sociais abrangentes e de relevância, e ajudar os países na revisão e melhoria das condições sociais associadas à sua rede de Ensino Superior, comparativamente ao panorama internacional.

Atualmente, decorre a 8ª ronda do inquérito, que começou em setembro de 2021 e cujos resultados serão divulgados na primavera de 2024.

O projeto conta com a participação de parceiros em 25 países europeus, incluindo ministérios e órgãos governativos, assim como universidades, permitindo uma visão multidisciplinar dos dados recolhidos.

Os dados e relatórios gerados pelo EUROSTUDENT estão disponíveis em acesso livre e poderão ser utilizados por decisores políticos a nível europeu e nacional, assim como investigadores internos e externos ao projeto. Espera-se, ainda, que possam ser benéficos para os próprios alunos.

Para mais informações, visite o site oficial deste projeto, onde pode consultar os últimos relatórios publicados, relativos às edições VI e VII do inquérito, a base de dados gerada pelos inquéritos, ou os perfis dos resultados gerados nos países participantes na última edição, incluindo Portugal.

 

Artigo escrito por: Inês Miranda

Foto por: Bárbara Pedrosa