Connect with us

Educação

NEIL THURMAN: RISCOS E OPORTUNIDADES DO JORNALISMO ONLINE

Published

on

“Speed, sources, and substantiation: Risks and opportunities in real-time online reporting” foi o mote para a conferência de Neil Thurman no IV CobCiber. O investigador britânico deu a conhecer alguns dos seus estudos sobre a crescente participação dos cidadãos no processo de criação de conteúdos jornalísticos – “citizen journalists”.

Através das redes sociais como o Facebook e o Twitter e de blogs, o envolvimento dos cidadãos é potenciado, nomeadamente através dos comentários. Estes podem fornecer informações exclusivas, em tempo real, sobre casos que estejam a ser noticiados naquele momento, em live stream.

Thurman referiu ainda que é evidente a crescente popularidade de plataformas online, o que provoca a criação de novos formatos noticiosos. Estas plataformas não trazem só vantagens, porque, apesar de possuírem muito material, são também longas e com uma organização cronológica inversa, o que confunde o leitor e não lhe permite um acesso direto à informação e não respeita a atualidade como um dos critérios de noticiabilidade, acrescentou.

Mas, se por um lado, a crescente participação é uma oportunidade, por outro, é também um risco para o jornalismo, por questões que se prendem com a verificação da veracidade das fontes e com a banalização de notícias. No entanto, o meio online permite a correção de erros instantaneamente, permitindo a reconstrução rápida da verdade.

Neil Thurman frisou a importância da verificação dos factos e que, apesar da pressão do tempo no meio online, o aspeto da credibilidade não pode ser descurado.

Na parte final da sua apresentação, Thurman falou de um projeto, o “Social Sensor”. Esta ferramenta processa e agrega grandes fluxos de dados e conteúdos multimédia presentes nos social media, no sentido de descobrir tendências, eventos e os assuntos que mais interessam ao público.

O Twitter, Facebook, YouTube, Instagram e outras plataformas de social media, produzem grandes quantidades de dados. Para o público, que usa estas plataformas casual ou profissionalmente, é cada vez mais difícil ficar em cima dos acontecimentos que marcam cada um desses meios. Nesse sentido, o Social Sensor é um software que atende a este desafio. O resultado é um conjunto de aplicações de software que recolhem dados dos social media e as transformam em conteúdo relevante e interessante para notícias e infotainment.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *