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Opinião

Barbie é patrimônio histórico do planeta!

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Parece que a cor “rosa ganhou o mundo essa semana. O Live action da Barbie estreou no dia 20 deste mês, e o que eu sei, para já, é que o filme já é sucesso antes mesmo de estrear. Já conferiu o gerador de selfies do filme?

O longa “Barbie”, de Greta Gerwig, influencia o mercado financeiro e faz as ações da Mattel saltarem. 

Especialistas destacam que a produção já aponta que vêm bons frutos por aí. Em curto prazo, o longa prometeu e cumpriu: no primeiro fim-de-semana, bate recordes e alcança super faturamento de bilheteria, além de muita receita em licenciamento. Mas a grande jogada ainda está por vir.

Barbie, a nova trend bombando em todo o mundo: já fostes ver?

Não se fala de outra coisa. Ainda na premiére do filme, a [mega] produção arrastou milhares de pessoas, entre famosos e anônimos, todos com looks em tons de rosa e fantasias do universo Barbie. 

A estratégia de marketing adotada pela produção executiva do filme obteve êxito ao impulsionar fortemente a imagem da boneca em muitas plataformas digitais, além de gerar conexão nostálgica com o público, agregando “valor de mercado” à Mattel. É a maioral!

Veja o trailer agora!

Com todo o universo cor de rosa — as gravações do filme fizeram acabar todas as tintas rosa fluorescente da marca Rosco —, o sonho de boneca de todo o mundo invadiu as prateleiras e centenas de produtos foram relançados e recriados para gerar lucro. De menus especiais em restaurante ao acarajé das tias nas calçadas. A Barbie invadiu o comércio a nível mundial.

As ações da sua fabricante, Mattel, registram muitos ganhos de todos lados

Proprietária da marca Barbie — e de todos os direitos de licenciamento e distribuição de sua imagem —, acordou esses últimos dias com uma alta de 18% de suas ações no acumulado do ano.

Em meados de junho, a empresa alcançou um valor superior a 15% na Nasdaq, mercado de ações automatizado norte-americano onde estão listadas mais de 2 800 ações de diferentes empresas. Nesse mesmo período, a sua concorrente, a empresa Hasbro, teve um avanço contido de cerca de apenas 4,75% dos seus ativos. 

Em meio aos últimos anos de lucros voláteis para a marca, o longa é a aposta para dar aquele empurrão na Mattel:

O filme da Barbie é um momento monumental para a marca, e nós mal podemos esperar para que os fãs tenham a experiência da Barbie na tela grande como nunca antes”, afirmou Lisa McKnight, head global das bonecas Mattel.

Faturamento$ 

No dia 18 de julho, Stil Nicolaus, analista na Drew Crum, estipulou que o filme da Barbie alcançaria, apenas nos EUA, uma bilheteria de até US$100 milhões apenas no primeiro fim de semana de estreia. A empresa havia feito uma projeção inicial de US$50 milhões. Mas parece que se enganou, né?

Numa escala global, a Drew aponta que apenas no primeiro fim de semana de estreia, o filme deve chegar a arrecadar entre US$450 milhões e US$550 milhões em todo o mundo.

Com falta de alta demanda, os brinquedos da Barbie custam até R$ 3.200, aproximadamente 599€, em lojas de Fortaleza, Brasil.

Os lucros não devem ficar apenas no filme. Há uma forte perspectiva de que a empresa Mattel alcance uma margem de lucro de 10 centavos por cada ação ainda neste ano.

Esse valor é referente a produtos licenciados, principalmente com a venda de bonecas Barbie. As taxas de licenciamento cobradas sobre roupas e tantos outros itens vinculados ao filme também devem gerar lucros absurdos.

Barbie é patrimônio histórico em todo mundo

A boneca Barbie foi lançada pela Mattel em 1959. O brinquedo já chegou a revolucionar o mercado de brinquedos, tornando-se um ícone em todo o mundo. Para a criação da boneca, a Mattel se inspirou na personagem Bild Lilli, uma boneca alemã.

Ao longo de todos esses anos, a figura da boneca Barbie foi evoluindo, refletindo diretamente aos avanços sociais mais significativos nos EUA. 

Em 1968, tivemos a primeira Barbie negra. Esse lançamento foi responsável por abrir caminho para uma maior diversidade estética, fortalecendo questões de raça num país que luta até hoje contra o racismo, mas também é sobre a diversidade do “Ser” feminina.

Em 2020, foi lançada a linha “Barbie Fashionistas“, uma coleção de bonecas diversas. Nesse lançamento, tinham bonecas cadeirantes, com prótese de perna, vitiligo, sem cabelos, além de um Ken com cabelos longos. A proposta era discutir a inclusão, gerando uma maior identificação em todas as crianças.

Um grande avanço para a população LGBTQIA+, foi o lançamento da primeira Barbie transgénero no especial “Tribute Collection”, em 2022. Inspirada na atriz Laverne Cox, estrela da série Orange Is The New Black, a primeira Barbie transgénero gerou um grande impacto para a inclusão e representatividade dessas pessoas.  

Parece que mesmo com o passar do tempo, a Barbie continua inspirando muitas gerações com seu papel transformador na sociedade. Agora, ganhando vida, a Barbie se prepara para promover o empoderamento feminino —  life in plastic is fantastic

Mesmo que de forma sutil, o filme promete ser arrebatador, levando em consideração que se trata da vida de uma boneca. É a gente esperar para ver nos próximos dias todo o impacto. 

 Artigo da autoria de Ícaro Machado

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