Connect with us

Devaneios

OS PANADOS DA EDITORA

Published

on

João Luís Tavares

João Luís Tavares

Se formos eleger o prato português por excelência, é certo e sabido que o caldo proverbial está entornado… Ora, é o santíssimo cozido à portuguesa (nada mais português que o desenrasque de atirar tudo o que seja carne para dentro de uma panela com água a ferver…) ou são as sardinhas assadas ou o belo do cabrito no forno ou ainda o bacalhau (apesar de não haver bacalhau em Portugal)… Mais do que chegar a uma conclusão, esta discussão serve apenas para toda a gente sair ofendida, porque o bacalhau da Maria é melhor do que o da Teresa, apesar do da Teresa ser mais bem servido… Mas, o prato português de eleição é, sem dúvida alguma, o singelo panado.

O panado personifica tudo o que é ser português… É gostar de fritos e ter o raio da carne não só dentro do pão, mas dentro de pão dentro de um pão… Se alguma vez houve argumento para pensar que um português é sempre dono de uma padaria, é este. E além disso, se pensarmos bem, o panado está lá quando mais nenhum alimento está. Acompanha-nos nas idas à praia e toda a gente fica a olhar para nós quando estamos a comer panados, porque ser saudável e comer saladas dá trabalho, e panar é relativamente fácil… Acompanha-nos nos piqueniques com a família e amigos, por vezes em doses excessivas… Se não for combinado o que cada um vai levar, é de apostar que toda a gente vai levar, pelo menos, f(x)=1.5x, sendo f(x) o número de panados e x o número de elementos da família que ostenta um tupperware de panados…

Não conheço ninguém que abomine a visão de panados. Todos os meus amigos e até a editora de Opinião daqui do JUP gostam de panados (tanto que foi por causa dela que estou a escrever sobre a melhor invenção portuguesa de sempre, o panado com pão). Assim, acabamos da maneira mais simples que eu conheço, com uma ode ao panado:

 

ODE AO PANADO

Dourado como o sol
E envolto no sagrado pão,
Aumentas o colesterol
De todos os que te comerão.

Não me serve o rissol
Para aguentar o briol.
Quero apenas um panado,
Desde que bem condimentado.

Quais sardinhas, qual cozido,
Qual bacalhau com apelido!
Com pouco ou mais sal,
O panado é Portugal!

Save

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *