Connect with us

Sociedade

PORTO: “GIVE ME VOICE” ORGANIZA JANTAR SOLIDÁRIO

Published

on

O projeto Give me Voice consiste numa missão de voluntariado no campo de refugiados de Elpida, durante duas semanas (próximas do mês de abril). Para os fundadores do campo, a Fundação Radcliffe, o objetivo principal é conseguir abrigar 600 refugiados e proporcionar a satisfação das necessidades básicas.

O jantar solidário tem como propósito angariar dinheiro, revertido em bens básicos que vão ser enviados para o campo de Elpida. Na possibilidade dos fundos acarretados serem superiores às necessidades do projeto, o excedente é distribuído para as ONG’s locais que apoiam os campos de refugiados. Vão também estar instaladas caixas no local do jantar para uma recolha de bens.

Durante o evento, vai ocorrer a primeira apresentação oficial do projeto e vai ser lançado um debate sobre a atual crise dos refugiados. Nesse debate, vai participar Pedro Pedrosa, membro da Amnistia Internacional e voluntário pela ERCI (Emergency Response Centre International) em Lesbos. A Pedro Pedrosa, junta-se Cátia de Carvalho, Mestre em Psicologia do Comportamento Desviante pela FPCEUP (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto) com tese sobre a temática dos refugiados. Cátia de Carvalho, com o objetivo de estudar a realidade vivida pelos refugiados, esteve num campo na República Democrática do Congo, ao abrigo das Nações Unidas. O jantar conta também com a presença de alguns colaboradores da Câmara Municipal do Porto.

A AEFLUP (Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto) divulgou uma parceria com a campanha “Give me Voice”. De modo a manter os alunos atualizados, oferece serviços de divulgação até dia 31 de março. A AEFLUP vai dispor contentores de modo a incentivar os estudantes a participarem diretamente na campanha com entrega de bens essenciais. Cada um dos três contentores vai receber diferentes bens: um recebe produtos higiénicos, outro produtos têxteis e o último, objetos.

Os fundadores do projeto “Give Me Voice” apelam ainda à solidariedade de cada um e convidam a comunidade a estar presente. O jantar tem um custo de 14€ e, do total, 4€ contribuem diretamente para a atual campanha do projeto.