Connect with us

Ciência e Saúde

BILL GATES LANÇA FUNDO DE INVESTIMENTO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS

Published

on

O fundo BEV vai ser aplicado ao longo de 20 anos e tem como objetivo o investimento na comercialização de tecnologias que reduzam as emissões de gases com efeito de estufa. A criação e o armazenamento de energia, processos industriais e agricultura são algumas das principais áreas para investimento.

A sociedade conta com a participação de empresários como Mark Zuckerberg, fundador e chairman do Facebook, Jack Ma, fundador do Alibaba Group, o magnata indiano Mukesh Ambani, chairman da Reliance Industries, Jezz Bezos, fundador da Amazon, entre outros, numa lista de 20 investidores. Juntos somam uma fortuna avaliada em mais de 170 mil milhões de dólares (cerca de 160 mil milhões de dólares), de acordo com estimativas da Bloomberg e da Forbes.

Em declarações à revista online Quartz, Bill Gates falou da importância de investir numa área de relevo para o futuro da sociedade e do planeta. “Para o futuro precisamos de energia viável e acessível que não emita gases nocivos. De forma a conseguirmos essa energia, precisamos de um modelo de investimento diferente para novas ideias.”

Sobre a possibilidade de poder trabalhar em conjunto com o novo Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), o chairman do BEV mostrou-se confiante. “A administração de Trump gosta de bons negócios”, disse em declarações para a CNBC, acrescentando que está preparado para persuadir Trump a garantir que os EUA farão parte da vanguarda da investigação e desenvolvimento energéticos, lembrando ainda que “as energias não são uma parte muito grande do orçamento, mas ainda assim podem ajudar a economia, tal como o gás natural tem ajudado.”

Bill Gates alerta ainda para facto de o sucesso deste esforço por energia mais limpa e acessível depender de um investimento muito superior aos mil milhões iniciais do fundo. O ex-CEO da Microsoft planeia trabalhar pessoalmente à procura de novos parceiros estratégicos que permitam desenvolver a área das energias renováveis. Os atuais investidores contam ainda que o fundo aumente com a entrada de novos interessados e abrem a hipótese da abertura de novos fundos.

A sede provisória do fundo será em Menlo Park, na California.