Connect with us

Cultura

O CINEMA ESTÁ EM FEST(A)

Published

on

O FEST – Festival de Novos Realizadores/ Novo Cinema procura criar um espaço para os cineastas emergentes apresentarem a um público mais vasto o seu trabalho. A 13ª edição do festival de cinema que começou no dia 19 de junho e vai ficar por Espinho até dia 26, é também uma fonte de novas oportunidades e de criação de públicos mais variados para o cinema independente.

Estão em competição pelos dois Linces de Ouro onze longas metragens internacionais de ficção e documentários. As curtas-metragens também merecem destaque durante o festival com a competição pelo Lince de Prata e o Grande Prémio Nacional.

Durante o evento vão ser apresentados os filmes de cineastas como Dome Karukoski (Tom of Finland), Laura Nasmyth (8:30), Tereza Nvotová (Filthy), Alexander Bak Sagmo (Needle Boy), Sofia Exarchou (Park) e Marc Crehuet (The One Eyed King).

Não só de competição se faz o festival, que tem várias secções destinadas às mais diversas atividades e públicos.

O FEST – Training Ground é uma secção mais direccionada para a educação. Consiste num conjunto de workshops e masterclasses dadas por grandes nomes da indústria do cinema mundial e que assentam em várias áreas técnicas, artísticas e teóricas.

O Training Ground é, segundo a organização, “um dos mais completos fóruns na área do cinema a nível global”, e por isso atrai mais de 500 cineastas de todo o mundo.

O FEST – Pitching Forum é um espaço que gera novas oportunidades para os jovens cineastas. Neste espaço, vão ser selecionados 28 projetos que posteriormente serão apresentados a investidores e produtores, que poderão ajudar a produzir e financiar estes projectos, existe ainda a possibilidade de receber um prémio de apoio ao desenvolvimento.

O FEST – Industry Meeting são um conjunto de reuniões particulares com investidores, productores, realizadores e outros cineastas. Este espaço torna possível a troca de conhecimentos e feedback de como melhorar e desenvolver os seus projectos e carreiras, através da troca de experiências com pessoas com conhecimento do meio.

Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do Centro Multimeios em Espinho e o programa de todo o festival pode ser consultado aqui.