Connect with us

Cultura

CASA DA ARQUITECTURA INAUGURA ESTE FIM DE SEMANA

Published

on

Tendo estado até agora na rua Roberto Ivens, em Matosinhos, a Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitetura tem agora novas instalações. O projeto de reabilitação dos antigos armazéns da Real Vinícola, na Av. Menéres, é da autoria do arquiteto Guilherme Machado Vaz. A nova Casa conta agora com um auditório, biblioteca e loja, para além dos espaços de exposição.

A festa de inauguração da Casa, a decorrer nos dias 17, 18 e 19 de novembro, convida o público a visitar gratuitamente as exposições, participar em conferências e oficinas, e assistir a performances, filmes e lançamentos de livros.

A exposição “Poder Arquitectura”, na Nave Expositiva, promete refletir à volta de “oito poderes que se alinham, infletem e divergem entre si”. Estarão em exibição 40 projetos, de cerca de 30 autores dos quatro cantos do mundo, até 18 de março.

Na Galeria da Casa, e até 4 de fevereiro de 2018, estará patente a “X BIAU – Exposição da 10ª Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo”, com o tema “Desplazamientos, Deslocamentos, Displacements”. Estarão expostas as 26 obras premiadas, de entre as quais 4 são portuguesas. A “X BIAU” galardoou este ano, em especial, o arquiteto Eduardo Souto de Moura, que participará em algumas conversas no fim de semana de inauguração.

Dias 18 e 19 será possível assistir a duas conferências sobre Edição e Curadoria – parte do programa “Please Share!”, comissariado pelo arquiteto Roberto Cremascoli. Estas conferências vão decorrer na Sala Nascente, pelas 16h00, com entrada livre, mas sujeita à lotação do espaço.

As crianças também terão atividades pensadas para elas, neste sábado e domingo. O Programa Caleidoscópio oferece ao público infantil  um conjunto de oficinas, atividades lúdicas e leituras, numa parceria com a  DFL (Digital Fabrication Lab), da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.

Os espaços da Casa da Arquitectura vão estar inteiramente abertos a visitas. Um dos locais visitáveis é o Arquivo, onde se encontra o acervo de inúmeros arquitetos de renome – Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura, Fernando Távora, Carrilho da Graça, Paulo Mendes da Rocha, entre outros.

Será possível participar em visitas guiadas aos espaços da Casa da Arquitectura e às exposições. Algumas das visitas serão orientadas pelos comissários, outras por convidados, como o historiador Joel Cleto ou os arquitetos Guilherme Machado Vaz e Inês Moreira. As restantes serão dirigidas pelos monitores da Casa.

Estão ainda programadas duas visitas guiadas adaptadas para pessoas invisuais e com deficiência auditiva, com um intérprete de língua gestual. Estas visitas decorrerão sábado, às 11h, e domingo ,às 15h, orientadas pelo arquiteto Guilherme Machado Vaz.

Mais informações sobre a inauguração e os restantes eventos da Casa da Arquitetura podem ser consultadas no site oficial.