Connect with us

Cultura

KELLY REICHARDT ENTRA EM CAMPO NO CURTAS DE VILA DO CONDE

Published

on

O dia começa cinzento na abertura da 22º Edição do Curtas de Vila do Conde. No entanto, o sol chega a Vila do Conde diretamente da Argentina, acompanhado pelas cores contagiantes do filme de abertura: “Matraquilhos”. Os desenhos animados de Juan José Campanella marcam o início do “Curtinhas”, o espaço que o festival dedica aos mais novos. “Matraquilhos” é um filme de rivalidades, sonhos e amizade, em que o elo comum é o futebol. Conquistando pequenos e graúdos, a animação foi a maior estreia de sempre de um filme argentino.

Ainda em jogo, foi inaugurada a exposição fotográfica de Josef Daberning: “Campos de Jogo e Estádios”. O trabalho é classificado como “quase niilista”, no qual o fotógrafo se debate com a fotografia não espetaculizada dos estádios de futebol. De oito países (europeus, asiáticos e sul americanos), o autor comparou estádios profissionais e abandonados apesar do distanciamento geográfico e cultural entre eles.

Fora das quatro linhas, a tarde continuou numa dedicatória ao público de palmo e meio. Durante uma hora e meia, nove curtas metragens mostraram-se grandes no ecrã, provenientes dos quatro cantos do planeta. Esta foi a primeira sessão da Competição do “Curtinhas”, na categoria M9. Na plateia contava-se a presença do júri, composto por crianças.

Giuliana Monteiro, a única realizadora presente na sessão, apresentou a sua curta metragem “Eu não digo adeus, digo até logo”. A realizadora brasileira incentivou o público a agarrar o destino e seguir os seus sonhos, tal como o protagonista da sua história se arrisca a fazer.

A noite chega e com ela a casa do Curtas enche-se para o mais aguardado filme do dia. Night Moves é o primeiro dos filmes de Kelly Reichardt a chegar à tela de Vila do Conde. Entre Veneza e Toronto, o filme da consagrada realizadora norte-americana marcou presença nos principais festivais dedicadas à Sétima Arte. Night Moves conta com Jesse Eisenberg e Dakota Fanning como protagonistas e com um grande apoio do público presente no Curtas.

Em ante-estreia nacional, a longa metragem contou com a apresentação da própria realizadora. Kelly Reichardt, considerada o novo nome do “novo cinema americano”, é a personalidade In Focus desta edição do Festival. Até dia 13, passarão no Curtas todas as longas metragens da realizadora.