Connect with us

Cultura

A NOITE DA «CAPITAL DO CINEMA» – ENTREGA DE PRÉMIOS DO CURTAS

Published

on

Tendo como anfitrião Miguel Dias, cofundador do Curtas e atual membro da direção artística, a entrega dos prémios do Curtas contou igualmente com a presença de Filomena Serras Pereira, presidente do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e de Elisa Ferraz, presidente da câmara vilacondense, que sublinhou que durante 9 dias, Vila do Conde foi a «capital do cinema».

Bem disposta, a entrega dos vários prémios de curta-metragem foi pautada pela projeção de filmes referentes ao futebol, desporto que, em ano de campeonato do mundo da FIFA no Brasil, do centenário da Federação Portuguesa de Futebol e dos 75 anos do Rio Ave, foi o tema principal dessa 22ª edição do curtas. A plateia teve assim a oportunidade de assistir a um boletim noticioso de 1947 fazendo menção da primeira vitória da seleção portuguesa de futebol sobre a homóloga espanhola, a uma edição especial da série “Copa Aleixo” dedicada ao Rio Ave (apresentada pelo criadores). Paralelamente à temática referente ao “desporto-rei”, os presentes tiveram igualmente a oportunidade de visualizar 20 Desenho e Um Abraço, curta-metragem de animação com argumento do vilacondense Valter Hugo Mãe.

Cambodia 2099 de David Chou e O Triângulo Dourado de Miguel Clara Vasconcelos, contemplados, respetivamente, pelo prémio de Competição Internacional e de Competição Nacional, foram os grandes vencedores do Curtas. Destaque, igualmente, para Panique au Village de Vincent Patar e Stéphane Aubier que conquistaram o Prémio do Público, para Manifesto dos Danados, filme de João Niza Ribeiro que, enquadrado na competição Take One! Arrecadou 3 prémios.