Connect with us

Cultura

Paredes de Coura 2024: Diário de Bordo – Parte 3

Published

on

O penúltimo dia do festival foi repleto de surpresas, desde uma sessão musical exclusiva de Nouvelle Vague num cenário histórico, até à energia contagiante dos concertos de girl in red e IDLES, que cativaram o público em cada momento.

Dia 16 começou com mais soundchecks como banda sonora e uma music session peculiar. No acampamento, principalmente junto ao rio, existem várias iniciativas de entretenimento para os festivaleiros. Uma dessas iniciativas é a recolha aleatória de participantes para assistirem a music sessions exclusivas. A deste dia teve como protagonistas Nouvelle Vague, que tocaram 4 canções para um público reduzido, num momento musical intimista, tendo como palco a casa mais antiga da Vila.

Foi ainda dia de Allah-Las, Benjamim, girl in red, Beach Fossils e IDLES atuarem no recinto.

Depois de um início estreito com Nouvelle Vague, a banda voltou a surpreender no palco principal. O projeto musical francês foi fundado por Marc Collin e pelo falecido Olivier Libaux, em 2003. Conhecido pelos seus covers inovadores em estilo bossa nova, o grupo trouxe o seu groove ao festival. O novo álbum, inspirado pela interpretação da vocalista Alonya da música “Should I Stay Or Should I Go” de The Clash, dá continuidade à tradição de Nouvelle Vague de reinventar clássicos.

A banda americana de rock Allah-Las, reconhecida por sua sonoridade retro, tem recebido elogios da crítica, que já havia exaltado o álbum “Zuma 85”, lançado em 2023, assim como as suas apresentações ao vivo. Mais uma vez, o grupo confirma a sua reputação neste festival.

Fotografia: Inês Aleixo

Benjamim, nome de palco de Luís Nunes, veio a Coura apresentar o seu quarto registo de estúdio, “As Berlengas”, uma jornada na música portuguesa da atualidade. Composto por 20 temas interpretados e produzidos pelo artista, o álbum explora um espaço mental inspirado pelas ilhas que lhe dão nome. Este foi um dos concertos nacionais mais aguardados do festival.

Chegou então a vez de uma das cabeças de cartaz, girl in red, assumir o palco e fazer a plateia vibrar. A artista norueguesa impressionou com a sua conexão próxima com o público, interpretando tanto canções novas quanto sucessos mais antigos. Como uma das influências queer mais relevantes do pop atual, ela exibiu uma atitude irreverente e rock & roll, mergulhando na multidão que a aplaudia com entusiasmo.

Fotografia: Inês Aleixo

Trazendo referências de The Smiths e dos anos 80, Beach Fossils, uma banda de indie rock de Brooklyn, subiram ao palco Yorn. Apesar do seu nome e inspirações, esta banda é tudo menos antiquada. Com uma criatividade musical em constante evolução, Beach Fossils consolidam-se como uma figura proeminente no cenário indie contemporâneo a cada atuação, e o Paredes de Coura não foi exceção.

Se ganhasse um euro por cada t-shirt dos IDLES vista na multidão neste dia, talvez tivesse dinheiro suficiente para garantir o bilhete do ano que vem. E a verdade é que o hype em torno dos IDLES é mais do que justificado, pois proporcionaram um dos concertos mais efervescentes de todo o festival. Com inúmeros mosh pits e intensas interações entre o público e a banda, ninguém ficou indiferente. Como de costume nas suas performances, Joe Talbot fez declarações políticas, repetindo ‘Free Palestine’ várias vezes durante o concerto, deixando claro que o palco é tanto um lugar de celebração quanto de resistência.

Também Cat Power se posicionou politicamente, vestindo “fuck war”. Marcaram ainda presença Nourished by Time, Mdou Moctar, Conferência Inferno, entre outros.

Com performances que variaram do intimismo à explosão de energia, o penúltimo dia do Paredes de Coura 2024 será lembrado como um dos mais dinâmicos e emocionantes.

Artigo redigido por: Sara Silva

Fotografias por: Inês Aleixo

  • Fotografia: Inês Aleixo

  • Fotografia: Inês Aleixo

  • Fotografia: Inês Aleixo

  • Fotografia: Inês Aleixo

  • Fotografia: Inês Aleixo

  • Fotografia: Inês Aleixo

  • Fotografia: Inês Aleixo

  • Fotografia: Inês Aleixo

  • Fotografia: Inês Aleixo

  • Fotografia: Inês Aleixo

  • Fotografia: Inês Aleixo

  • Fotografia: Inês Aleixo

  • Fotografia: Inês Aleixo

  • Fotografia: Inês Aleixo

  • Fotografia: Inês Aleixo

  • Fotografia: Inês Aleixo

  • Fotografia: Inês Aleixo

  • Fotografia: Inês Aleixo

  • Fotografia: Inês Aleixo

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *