Connect with us

Guia (académico) de Sobrevivência

MOOCs: O Que São e Como Podem Ser Úteis

Published

on

Massive Open Online Courses, ou por abreviação MOOCs, são cursos abertos, ou seja, fontes de aprendizagem que estão disponíveis para qualquer pessoa que tenha interesse em frequentar aulas acerca de um determinado tópico.

Com a vantagem de serem exclusivamente online, os estudantes poderão matricular-se e assistir aos cursos oferecidos por universidades e países em qualquer parte do mundo.

Para além disso, a maior parte dos MOOCs possuem um ritmo próprio, sendo que o/a aluno/a poderá usufruir de opções flexíveis quanto ao horário de estudo. Ou seja, o estudante ou trabalhador poderá encaixar o curso no horário que lhe for mais conveniente. Frequentemente, os cursos possuem uma estimativa de duração que, normalmente, varia entre 1 a 20 semanas, e que contribui para uma melhor gestão do tempo.

A maior parte destes massive open online courses são gratuitos, sendo que há casos em que se pode adquirir um certificado de conclusão por um determinado preço, que poderá ser partilhado e, até mesmo, mencionado no currículo.

Atualmente, existe um leque de plataformas que disponibilizam MOOCs. Destas, o JUP destaca:

Coursera

  • Com mais de 200 parcerias com universidades e empresas em todo o mundo, Coursera oferece cursos flexíveis e acessíveis a milhões de pessoas de todo o mundo.
  • Fundada em 2012, esta plataforma tem como objetivo proporcionar a qualquer pessoa a oportunidade de usufruir de uma educação de qualidade, de forma a diminuir barreiras da educação no mundo.
  • Um dos diplomas mais procurados, é o do curso de Machine Learning oferecido pela Universidade de Stanford, sendo que este já conta com mais de 4 milhões de inscrições. Com onze semanas de duração e, aproximadamente, 61 horas de material de estudo para completar, este curso oferece uma introdução a um tópico atual através de palestras, testes e exercícios práticos, onde o estudante poderá aplicar aquilo que está a aprender.
  • Os MOOCs da Coursera são gratuitos, a não ser que o/a aluno/a pretenda receber um certificado. No entanto, a plataforma oferece auxílio financeiro a quem não conseguir pagar essa taxa.
  • No caso dos estudantes universitários, há ainda a Coursera for Students, uma programa de estudos que, mediante a confirmação dos dados da inscrição, oferece um curso da plataforma por ano.

edX

  • A plataforma edX, tem como missão o aperfeiçoamento do ensino para todos, em todo o lado. Com isso, a plataforma dá acesso a mais de 3 000 cursos de universidades e empresas, notando que esta tem como fundadores membros da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.
  • Tal como a Coursera, a edX permite a inscrição gratuita em qualquer um dos cursos, sendo que terá a opção de pagar pelo upgrade, que dá acesso ao certificado de conclusão. Caso o estudante não consiga pagar o valor do certificado, a ajuda financeira da edX oferece um desconto de até 90%, de acordo com a análise dos dados que o estudante fornece na Financial Assistance Application, que será preenchida após a inscrição no curso.
  • Destes MOOCs, destaca-se o CS50’s Introduction to Computer Science pela sua popularidade. Oferecido pela Universidade de Harvard, este curso tem a duração de 12 semanas, onde o estudante terá que resolver exercícios, testes e até mesmo um projeto final.

NAU – Ensino e Formação Online para Grandes Audiências

  • Gerido pela Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a plataforma NAU é um projeto nacional, em que uma das suas missões se foca em “Promover uma cultura de conhecimento e aprendizagem contínua, em particular na população portuguesa.”
  • Atualmente, encontram-se abertas as inscrições para 27 cursos, que vão desde as ciências exatas, até à arte e cultura.
  • Ao contrário das plataformas referidas acima, a NAU disponibiliza todo o seu conteúdo de forma gratuita, sendo que a conclusão de qualquer curso irá oferecer um certificado de conclusão.
  • É de notar que, a durações destes MOOCs é menor, já que varia entre 30 minutos e 6 horas.
  • Dito isto, destaca-se o curso Epigenética no Desenvolvimento e Hereditariedade, uma formação de 6 horas proporcionada pelo Politécnico de Lisboa, que desenvolve o conhecimento do estudante na área de epigenética.

Com o aumento da popularidade e validade dos MOOCs, existem cada vez mais plataformas e mais universidades a aderirem a este método de ensino. Isto resulta numa maior variedade de tópicos abordados e, consequentemente, no acréscimo de possibilidades para assistir a cursos que possam aprimorar o currículo, de forma a aumentar competências na área de estudo, ou possibilitar a mudança de carreira.

Texto por Joana Silva. Revisto por Maria Teresa Martins.