Connect with us

Cultura

PORTUGAL FASHION: COMO, QUANDO, ONDE?

Published

on

O Portugal Fashion surgiu em 1995 e foi, ao longo dos últimos 20 anos, ganhando credibilidade e impulsionando a moda nacional. Nesse ano o Porto recebeu a visita de Claudia Schiffer, Helena Christensen, Carla Bruni e Elle Macpherson, algumas das principais modelos dos anos 90, cujo legado se mantém vivo ainda hoje. O dia 28 de julho de 1995 ficou marcado na história da moda portuguesa.

Em 1998, o evento estreou-se internacionalmente, proporcionando a participação de cinco criadores – Fátima Lopes, José António Tenente, Maria Gambina, Miguel Vieira e Nuno Gama – e oito marcas – Carlo Viscontti, Peter Murray, Selectif, Maconde, Bruno Belloni, entre outras – na São Paulo Fashion Week.

Nos dias de hoje, a parceria entre o Portugal Fashion e outras fashion weeks mantém-se; Paris, Milão e Londres são os principais destinos. Em fevereiro de 2016, este esteve presente pelo terceiro ano consecutivo no International Fashion Showcase, recebendo menções honrosas pela instalação em cortiça de Miguel Bento e pela qualidade de  “Melhor Designer” de Estelita Mendonça.

Não só a nível nacional mas também internacional, a organização do Portugal Fashion preocupa-se em distinguir e investir em jovens criadores. Para dar uma primeira oportunidade aos talentos emergentes e facilitar a sua integração no mercado de trabalho, lançou em outubro de 2010 o espaço BLOOM, um espaço aberto a todos aqueles que mais do que assistir a um desfile estejam interessados em assistir a performances. Além dos criadores que já fazem do Bloom a sua casa, são escolhidos em concurso novos designers que darão o tudo por tudo para conseguir o seu lugar. Para a edição que se avizinha são já conhecidos os oito finalistas: Beatriz Leite, Carla Alves, David Catalan, Diana Raquel Merrelho | Inês da Costa Gonçalves, Filipa Fonseca, Inês Oliveira, Patrícia Tavares e Sara Marques; destes oito, apenas quatro serão vencedores e poderão beneficiar de apoios de ordem financeira, técnica, promocional e estratégica bem como a apresentação da coleção no Espaço Bloom Portugal Fashion, em outubro de 2016 e em março de 2017, e um incentivo financeiro de mil euros para criação e desenvolvimento dos seus trabalhos.

O JUP foi falar com a Filipa Fonseca (Fii), uma das oito finalistas  que afirma já ter superado as suas expectativas por fazer parte do grupo de finalistas e ainda nem ter acabado a licenciatura.

Filipa estudou Têxteis na Escola Artística de Soares dos Reis, de onde saiu há quase três anos, e prosseguiu estudos em Design de Moda na ESAD. Contou que a ideia de concorrer ao Bloom já tinha surgido “mas não tinha experiência nenhuma na área da moda e não sentia ainda que tivesse maturidade e identidade artística suficiente para causar uma primeira impressão marcante no mundo da moda”.

Voltou a tentar e foi este o ano. Contou que ainda não acredita que numa questão de dias vai apresentar a sua coleção, após meses de trabalho árduo; ainda não acredita que chegou a sua vez de passar da plateia para o backstage e que ao contrário do que até agora acontecia, é a sua vez de deixar pessoas ansiosas por ver aquilo que tem para mostrar.

“Trabalho árduo” é uma das expressões que definem o seu percurso até agora. Relembra que meses de trabalho num ápice se transformam em 5 minutos de desfile e tece elogios à sua equipa, confessando que “às vezes acho que não têm o devido mérito, mas a minha equipa é tão boa ou até melhor do que eu, o meu talento é equivalente ao deles e eu faço questão de os fazer sentir isso, que não trabalham para mim, mas sim comigo. Tudo até agora foi um trabalho de equipa e eu agradeço-lhes imenso por acreditarem e confiarem na minha visão e por fazerem da minha colecção a deles, acho que no fim é isso que a diferencia, ter sido feita com amor e dedicação por parte de todos.”.

Quanto às expectativas, essas ficam para depois do Portugal Fashion pois só aí saberá a visibilidade que as suas “ninjas contemporâneas” lhe deram. Deixa apenas um apelo:

“Apareçam e apoiem os novos talentos, nós agradecemos mais do que possam imaginar!”.

A 38ª edição do Portugal Fashion irá decorrer de 16 a 19 de março, entre Lisboa e o Porto.