Connect with us

Cultura

OS GANSO VOAM ATÉ AO PORTO

Published

on

Em 2015 nasceram os GANSO, uma banda de Lisboa que junta 5 amigos e uma Costela Ofendida. Assim se chama o primeiro EP da banda que conta com alguns êxitos como Pistoleira ou Lá Maluco que o grupo vai apresentar no dia 19 de Maio no Hard Club, no Porto, às 22h.

Os GANSO já são conhecidos pela sua presença arrojada nos festivais e o bom sentido de humor. À volta do palco, já faz parte da rotina mosh crowdsurfing. A energia e o carisma da banda, que é cada vez mais próxima do público jovem português é, este ano, celebrada com o lançamento do primeiro longa-duração Pá Pá Pá. O disco foi gravado em Alvalade por Diogo Rodrigues.

Pá Pá Pá é pai de 9 filhos, que falam em português mas que, por vezes, fazem lembrar ritmos africanos (ou pelo menos assim se descrevem). Filhos já tão crescidos que se calhar nem Portugal consegue aguentar. No entanto, os GANSO com a costela ofendida não desapareceram. É verdade, já não temos “Idalina” nem “Salamandra”, mas temos “Brad Pintas” e “Grilo do Nilo”.

Os GANSO não querem ser crescidos, querem antes fazer música. “A pressa não me leva a nenhum lado”, assim cantam em Domingueira, onde a única preocupação é cuidar do seu quintal. Depois da “soneca” de Domingo, vem uma dança que é feita de sabão.

O 7º tema deste álbum dá voz aos instrumentos e em 2 minutos e 44 segundos convida todos a dançar. Para o final, fica a nostalgia do Que Há Por Cá, com um Calafrio a acompanhar. A tranquilidade que não encontramos no EP e que fica tão bem neste álbum. Há espaço para dançar, para cantar, para parar e ouvir. Há tempo para seguir o ritmo dos instrumentos e recuperar o fôlego.

El Salvador, o Salvador dos Capitão Fausto, junta-se à festa no dia 19 de Maio e abre o concerto do Pá Pá Pá dos GANSO.