Connect with us

Cultura

“The World of Steve McCurry” chega dia 10 ao Porto

Published

on

“The World of Steve McCurry” traz ao Porto algumas das obras mais emblemáticas do multipremiado fotógrafo – espelho das inúmeras viagens que fez pelo mundo ao serviço da National Geographic. Conhecido pelas cores vibrantes e pela composição das suas fotografias, Steve McCurry tem a sua obra publicada em vários livros – o mais recente, Afghanistan, editado pela Taschen e divulgado em agosto deste ano.

Na exposição, de entre as 250 obras escolhidas, estará o famoso retrato da “Menina Afegã”, capa da National Geographic em 1985. A rapariga da fotografia, Sharbat Gula,  vivia num campo de refugiados no Paquistão, e voltou a ser fotografada por Steve McCurry em 2002, já com 30 anos – e só nessa altura ficou a saber que os seus olhos verdes eram conhecidos em todo o mundo.

Capa da National Geographic, de junho de 1985

Capa da National Geographic, de junho de 1985 (DR Steve McCurry)

A "Menina Afegã" fotografada em 2002. (DR Steve McCurry)

Sharbat Gula, a “Menina Afegã” fotografada em 2002, já com 30 anos de idade (DR Steve McCurry)

Tocado pelas situações de miséria e pobreza extrema com que se deparou nas suas viagens ao Médio Oriente, Steve McCurry fundou, em 2004, a ImagineAsia – uma organização sem fins lucrativos com a missão de melhorar o acesso à educação de crianças e jovens afegãos.

Numa entrevista à Phaidon Press, em 2010, quando questionado sobre qual o segredo para uma boa fotografia, Steve McCurry respondeu: “Boas fotografias são feitas de vários elementos – tens de ter uma certa luz, uma certa composição, um certo design”. Mas, sublinhava, também é importante “escolher aquele momento certo, o sítio certo para se estar, o sítio certo para disparar”. Por vezes, reconhece, o momento aparece quando menos se espera.

“A maioria das vezes, quando estou na Índia ou no Tibete, a forma como trabalho é apenas levantar-me de manhã sem qualquer plano (…) do que vou fazer, apenas literalmente saio pela porta e deixo o dia tomar o seu próprio rumo… E encontro sempre coisas maravilhosas a acontecer… o inesperado acontece!”

Muitos destes momentos inesperados, captados pela lente do fotógrafo, estarão em exposição na Alfândega do Porto, a ser visitada até 31 de dezembro. Esta é a segunda vez que Steve McCurry expõe em nome próprio em Portugal – a primeira foi em abril de 2016, em Lisboa, na Barbado Gallery.

Mais informações sobre  a exposição”The World of Steve McCurry” podem ser consultadas na página do evento no Facebook.