Connect with us

Cultura

Wall גדר جدار: uma exposição feita de relações amorosas e sexuais na Faixa de Gaza

Published

on

Foi já há um mês, mais precisamente no dia 12 de junho, que a Galeria Municipal do Porto inaugurou a exposição “Wall גדר جدار”, de Inés Moldavsky, sendo que esta se manterá aberta ao público até ao dia 22 de agosto.

Inés Moldavsky é uma jovem artista argentino-israelita que neste projeto realiza uma nova abordagem, desta vez num contexto expositivo, da sua curta-metragem “The Men Behind the Wall” (2018), com a qual ganhara o Urso de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Berlim, em 2018.

Nas instalações da Galeria Municipal no Porto, a artista convida-nos a explorar as pretensões afetivas e sexuais de homens palestinos de diferentes idades que vivem em Gaza e na Cisjordânia. Inés conhece-os através de uma aplicação de dating bastante conhecida entre nós, o Tinder, e leva-nos, assim, durante toda a exposição a ouvir e, em grande medida, a ver as conversas e interações entre ela e outros homens.

Estes encontros fazem-nos refletir sobre a religião, a política e as questões de género que vão além das fronteiras geográficas, descortinando que os de cá e os de lá não são tão diferentes como costumamos crer.

Imagem: Renato Cruz Santos, Galeria Municipal do Porto

Claro está que nos deparamos com diálogos que nos chocam, nos indignam até, mas que ainda assim nos fazem questionar como os nossos pensamentos, atitudes e intenções afetivas estão marcados por tudo aquilo que nos envolve.

Uma atividade tão corriqueira para nós, como utilizarmos aplicações de telemóvel para conhecer outras pessoas, transforma-se numa ponte entre um caminho pouco ortodoxo dentro da realidade da artista e a banalidade dos afetos, juntando-se assim a tradição à modernidade. Afinal de contas, o desejo de nos conectarmos com outras pessoas acaba por superar os conflitos, seja através dos métodos tradicionais ou do Tinder, pois não somos todos feitos de carne, ossos e pensamentos?

Artigo da autoria de Aida Zimmer

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *